Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Aparecida do Taboado terá polo da UAB/UEMS

Mais de 400 estudantes aparecidenses viajam diariamente para ter acesso ao ensino superior

Aparecida do Taboado caminha para ter um polo de ensino superior à distância. Nesta semana, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UAB/UEMS), Maria Peixoto, esteve no município para uma reunião com representantes da administração municipal.

O encontro, que contou com a participação do prefeito Robson Samara e com o secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos, além de vereadores e diretores, visou orientar o município sobre a implantação do polo educacional.

Conforme informações da Prefeitura de Aparecida do Taboado, o município se prepara para a visita técnica do Ministério da Educação (MEC), que acontece na próxima segunda-feira, dia 30. O objetivo da visita será avaliar se Aparecida do Taboado atende a todas as exigências para a implantação de cursos à distância. Em nota, o prefeito informou que “não medirá esforços e cumprirá todas as exigências para que Aparecida do Taboado tenha uma universidade que atenda os anseios da população e estudantes de toda região”, destacou.

A implantação do polo foi tema de uma reunião do vereador Zezão do PT com o senador Delcídio do Amaral (PT) e com o coordenador da UAB no MEC, Alexandre Póvoa, em Brasília (DF).

O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos,  disse que após a aprovação, a cidade poderá receber diversos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos por universidades estadual e federal. “Estamos dando um grande passo na Educação do nosso município. Este é um sonho de todos que está cada vez mais próximo da realidade”, falou.

Segundo informações da Secretaria de Educação, diariamente, 473 estudantes universitários viajam para estudar em universidades da região. Esses acadêmicos recebem 75% de desconto no transporte e, desse total, 253 são bolsistas, com direito a 20% de desconto na mensalidade.

Os transportes são realizados por 13 veículos para universidades de Santa Fé do Sul (SP), Jales(SP), Fernandópolis (SP), Ilha Solteira (SP), Pereira Barreto (SP), Três Lagoas e Paranaíba. O custo anual deste serviço prestado pelo município é de aproximadamente R$ 1 milhão, ao contar com transporte terceirizado, frota própria, combustível, manutenção e folha de pagamento dos motoristas.