Veículos de Comunicação

Educação

Aulas nas escolas estaduais serão retomadas dia 1º só de forma remota, diz Educação

Três Lagoas tem 12 escolas da rede estadual de ensino e 11 mil estudantes

Três Lagoas tem 12 escolas da rede estadual de ensino e 11 mil estudantes - Arquivo/JPNEWS
Três Lagoas tem 12 escolas da rede estadual de ensino e 11 mil estudantes - Arquivo/JPNEWS

Após a polêmica sobre o início do ano letivo nas escolas de Mato Grosso do Sul, a rede estadual de ensino informou que vai retornar às atividades de forma remota (online), a partir da próxima segunda-feira, 1º de março. O comunicado foi feito na tarde de quinta-feira (25).

Três Lagoas tem 12 escolas da rede estadual e, em média, 13 mil alunos matriculados. Inicialmente as aulas nas unidades de ensino seria de forma híbrida, mas os profissionais da educação defendem que o retorno presencial dos estudantes deverá ocorrer só após a vacinação dos professores.

A nova definição ocorreu após reunião realizada pela equipe do Centro de Operações Emergenciais (COEMS) com a Secretaria de Estado de Educação (Sed) e referendada pelo Prosseguir, na terça e quarta-feira, respectivamente. Com a decisão, mais de 194 mil estudantes matriculados, em 347 unidades de ensino  da rede estadual, voltarão às aulas de forma não presencial a partir de segunda-feira (1º), modalidade essa já adotada durante a suspensão das atividades em 2020.

Entre março e dezembro do ano passado, as aulas foram realizadas com o apoio de diversos recursos, como aplicativos, além da distribuição de atividades impressas para os estudantes sem conectividade.

Confira a nota oficial abaixo:

Considerando que as unidades escolares da rede estadual de ensino (REE) estão devidamente equipadas e preparadas pedagogicamente, desde novembro de 2020;

Considerando a publicação do Protocolo de Volta às Aulas, elaborado por 21 instituições, que define o regramento para o retorno presencial dos estudantes matriculados na REE;

Considerando o período de formação, realizada junto aos servidores da Rede Estadual de Ensino durante o mês de fevereiro;

Considerando que a Secretaria de Estado de Educação (SED) obteve, junto ao Centro de Operações Emergenciais (COEMS) e o Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), parecer favorável ao retorno das aulas.

Considerando o trabalho em regime de colaboração que essa Secretaria vem conduzindo junto às prefeituras municipais de MS e atendendo ao pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), solicitando que o mês de março seja mantido de forma remota, para que os mesmos tenham tempo hábil de equipar suas respectivas unidades escolares e, dessa forma, garantir que os estudantes – independentemente das redes as quais pertençam – possam voltar em conjunto e segurança.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, entende e define que a oferta da Educação Básica a ser adotada para o mês de março será na forma remota (não presencial).

Contudo, as escolas estaduais seguirão abertas para um período de acolhimento, formação dos estudantes com a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e kits escolares, bem como para o diagnóstico cognitivo – no sentido de preparar o planejamento do professor – visando as intervenções pedagógicas necessárias para a recuperação da aprendizagem dos estudantes e pensando na continuidade das aulas no formato híbrido ou remoto, a partir de abril.