Veículos de Comunicação

Educação

David Luiz está fora dos 4 amistosos da Seleção. Pato perde o primeiro

Mesmo com o veto, zagueiro seguirá no grupo e fará tratamento na coxa direita com José Luís Runco. Pato é poupado contra Dinamarca, sábado

O zagueiro David Luiz não vai disputar os amistosos da Seleção Brasileira contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. Já o atacante Alexandre Pato está fora do primeiro jogo, sábado, mas deverá entrar em campo nos outros três. O anúncio foi feito pelo médico José Luiz Runco antes do treinamento comando por Mano Menezes nesta sexta, em Hamburgo.

David Luiz sofre com uma lesão na parte posterior da coxa direita, mas defendeu o Chelsea na final da Liga dos Campeões, sábado passado, e se saiu bem no triunfo dos Blues sobre o Bayern de Munique. Na ocasião, o jogador participou dos 90 minutos, dos 30 minutos da prorrogação e ainda cobrou uma das penalidades na conquista do time londrino. O zagueiro continuará com o grupo de Mano durante os amistosos e fará tratamento com Runco.

– Depois de uma lesão, o David participou da última partida do Chelsea na temporada, mas ele está precisando de um trabalho para melhorar a musculatura. Ele vai seguir com a Seleção, mas não vai participar de nenhuma das quatro partidas. Decidimos por isso porque mais para frente ele pode ter problemas – explicou Runco, admitindo que o zagueiro participou da final da Liga dos Campeões com algumas limitações.

De acordo com Runco, David Luiz seguirá o tratamento com o departamento médico da Seleção Brasileira antes de seguir para o Brasil para o início das férias. O médico afirmou ainda que, caso seja chamado pelo técnico Mano Menezes para os Jogos de Londres, o defensor não será problema no período da competição.

– A minha intenção é que ele volte para o seu clube nas condições ideais. A ideia é prepará-lo para a próxima temporada, mas se o Mano decidir pela sua convocação para as Olimpíadas, ele não terá problema nenhum.

Runco afirmou ainda que David Luiz teve uma preparação especial para a final da Liga dos Campeões, conquistada pelo Chelsea após triunfo nos pênaltis sobre o Bayern de Munique, na Allianz Arena, na Alemanha.

– Ele disse que ficou se preparando um mês para uma partida e entrou em campo. Era um jogo só, são decisões que são tomadas, era uma partida, imagina a importância dessa partida… Não mexeu com a sua saúde, mas o ideal é não utilizá-lo.

Pato treina, mas está fora do jogo contra a Dinamarca

Outro desfalque de Mano Menezes no sábado será o atacante Alexandre Pato. Apesar de ter participado do treino desta sexta, na Imtech Arena, o jogador do Milan será poupado do jogo contra a Dinamarca.

O ex-atacante do Internacional retornou recentemente de lesão no Milan e não entra em campo há um mês. Com isso, o departamento médico da Seleção decidiu por prepará-lo para os confrontos nos Estados Unidos – no dia 30, em Washington, diante dos donos da casa; no dia 3 de junho, em Dallas, diante do México; e em 9 de junho, em Nova Jersey, contra a Argentina.

– O Pato vai treinar, mas não vai participar do jogo deste sábado. Ele está retornando de uma lesão na parte posterior da coxa e decidimos não colocá-lo neste primeiro jogo.

Mano já teve que cortar dois atletas dos amistosos por contusões: o lateral-direito Daniel Alves, que foi substituído por Rafael, e o meia Paulo Henrique Ganso, que ainda não tem um jogador chamado para o seu lugar. Neymar e o goleiro Rafael, do Santos, só se apresentarão a Mano para as partidas nos EUA.