Veículos de Comunicação

Educação

Escola da Vila Piloto funcionará em período integral

A partir do segundo semestre deste ano, os alunos da escola Padre João Tomes, do 6º ao 9º ano frequentarão a escola em dois períodos

A escola Padre João Tomes será o primeiro colégio estadual de Três Lagoas a funcionar em período integral. A partir do segundo semestre deste ano, os alunos do 6º ao  9º ano frequentarão a escola em dois períodos. Na rede municipal, duas escolas já funcionam em período integral: a Ramez Tebet e a escola de Campo do Distrito de Garcias.

Segundo o diretor adjunto da escola Padre João Tomes, José Bento de Arruda, no ano passado o governo do Estado fez uma pesquisa para verificar quais escolas poderiam funcionar em período integral. “A nossa aceitou e, desde o ano passado, iniciamos todo o processo para aderir ao projeto”, disse Arruda.

Ele informou que, a princípio, o projeto será iniciado com os alunos do 6º e 7º ano, mas que a meta é ampliá-lo para as demais séries, até que toda a escola passe a funcionar em período integral. Inicialmente, o projeto vai atender a 200 alunos, que permanecerão na escola por sete horas. “Este é um projeto excelente. O aluno precisa ficar mais tempo na escola, pois quatro horas não suprem a necessidade de conhecimento”, comentou.

CONDUTOR

Outro projeto que tem sido desenvolvido na escola, em parceria com o Detran e a Secretaria Estadual de Educação, é o “Jovem Condutor”. O programa é destinado aos alunos do 2º ano do ensino médio e visa ensinar a legislação de trânsito. De acordo com José Bento, o projeto foi iniciado em maio deste ano e tem uma carga horária de 150 horas. Quando for concluído, em 2013, o aluno não precisará fazer as aulas teóricas do Detran para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TOSCO

Também em prática na escola, o projeto “Tosco” tem contribuído na diminuição do índice de violência na unidade escolar. O diretor adjunto explicou que “Tosco” é um livro, cujo conteúdo tem sido trabalhado em todas as disciplinas nas salas de aula. “É um livro fácil de ler e tem a linguagem do jovem. O conteúdo tem sido discutido em sala de aula e tem surtido resultado positivo na diminuição da violência”, destacou.

Outra novidade implantada no colégio foi a criação de duas salas de aula de aceleração. O projeto, segundo Arruda, é inédito no Estado e visa inserir o aluno no ano escolar, conforme a sua idade. “O aluno com mais de dois anos de defasagem escolar faz dois anos em um”, explicou.

A sala de aceleração I atende a alunos de 13 anos. Eles fazem o 6º e o 7º de uma única vez. Já a sala de aceleração II atende aos estudantes com 15 anos, os quais fazem o 8º e o 9º juntos. Hoje, 55 alunos frequentam essas salas. “Os professores receberam uma capacitação especial para trabalhar com esses alunos, até porque, geralmente, eles têm a autoestima baixa em razão de terem reprovado. O objetivo do programa é inseri-los na série normal”, frisou o diretor adjunto.

ATIVIDADE

Atualmente, a escola Padre João Tomes, localizada na Vila Piloto, atende a 775 alunos nos três períodos. No último final de semana, a direção realizou o I Encontro de Pais, que contou com a presença de professores, da coordenação pedagógica, de funcionários administrativos e estudantes.
 
A programação foi diversificada, com apresentações musicais e danças por parte dos estudantes. Foram apresentados também vídeos reforçando a importância dos pais acompanharem a vida dos filhos na escola, bem como a realização de bingo com distribuição de brindes doados pelos fornecedores.