Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Escola “Gustavo Rodrigues da Silva” desenvolve projeto Jovem de Futuro

Foi lançado o Informativo Gustavo, um jornal elaborado pelos alunos

A manhã desta terça-feira, dia 14, foi movimentada na Escola Estadual "Gustavo Rodrigues da Silva", de Paranaíba, quando a unidade de ensino realizou a SuperAção 2014, iniciativa que faz parte do ProEMI/Jovem de Futuro. O tema da ação foi saúde e cultura. Na oportunidade foi lançado o Informativo Gustavo, um jornal elaborado pelos alunos.

Romilda Anacleto Oliveira, diretora da unidade, disse que os alunos do Ensino Médio trabalharam em conjunto com os alunos do Ensino Fundamental, e envolveu a comunidade externa, e refletiu de forma positiva na comunidade escolar. “Estamos com o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] bem avançado, passamos a meta proposta para 2021 e estamos muito bem”, disse.

Romilda destacou que desde o ano passado a escola implantou o projeto Jovem de Futuro, dentro do Ensino Médio Inovador, e segundo ela as atividades são sempre extra-salas, como ocorreu hoje, quando houve uma gincana. Além disso são feitas também atividades nos finais de semana, com ações que envolve os alunos

“É um projeto que tem avançado muito na aprendizagem do aluno, e estimula o estudante a participar ativamente, não é só estar na sala de aula como pensante, mas sim estar em ação”, disse.

A diretora também disse que a produção do jornal foi bastante dinâmica e por isso os jovens participaram ativamente, e por ter sido elaborado pelos alunos, eles tiveram a experiência da ação e reação. “Este projeto trouxe uma abertura para trabalhar isso com eles [alunos], e nós professores também aprendemos muito com eles e o resultado está aí”, falou.

Com a elaboração do jornal, Romilda disse que foi possível perceber o poder de comunicação, expressão e trabalhar a realidade com a sociedade e ela considera um grande avanço para a comunidade escolar.

Os alunos, explica, são muito ativos, e a equipe pedagógica trabalha muito para derrubar diversas muralhas, como os boatos de fechamento da escola. “Temos derrubados estas muralhas, estamos muito bem, recebemos elogios de pais e para o próximo ano estamos com as matrículas praticamente esgotadas, mesmo diante de tantos percalços”, observou.

Atualmente são matriculados 411 alunos e conforme Romilda, a taxade frequência é boa.

O propósito da iniciativa é resgatar os alunos evadidos, os que têm repetência, além de aumentar o índice do Saems (Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul. “É um trabalho diferenciado na escola, com a intenção de incentivar o aluno a estar na unidade e participar das ações”, comentou. O Saems é uma avaliação de desempenho de estudantes, que, segundo a SED, é um processo intencional e necessário à melhoria do ensino e da aprendizagem, pois, além de ser uma forma de prestar contas à sociedade do papel da escola como instituição de transformação social, promove modificações nas práticas pedagógicas, com vistas à necessidade de um melhor desempenho acadêmico do estudante, para viver na sociedade do conhecimento.