Veículos de Comunicação

Educação

Fuvest divulga locais de prova

Exame será realizado neste domingo (27), a partir das 13h

A Fuvest divulgou na manhã desta segunda-feira (21) os locais de prova para a primeira fase do vestibular da USP, que será realizada no próximo domingo (27).

São 61 locais na Grande São Paulo e 53 no interior do Estado, totalizando 114 locais.

Para a licenciatura em ciências – semipresencial, são dois locais em São Paulo e três no interior (Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos).

Estes cinco locais já haviam sido divulgados no site da Fuvest no último dia 17.

Nesta primeira etapa, os candidatos vão responder a 90 perguntas de múltipla escolha que vão contemplar todo o conteúdo do ensino médio.

Serão cobradas  questões de história, geografia, literatura, português, língua estrangeira, matemática, biologia, física e química.

A prova começa às 13h e termina às 18h. Às 16h, já será permitido sair.

É recomendável que os alunos cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência e levem alimentos leves para comer durante o exame.

Neste ano, do total de estudantes, 18.799 são treineiros e não concorrem diretamente às vagas.

Os resultados da primeira fase devem ser divulgados no dia 19 de dezembro, com os locais de prova da segunda fase.

A prova dessa etapa vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. No primeiro dia, os estudantes vão responder a dez questões de português e redigir uma redação.

No dia seguinte, a prova terá 16 questões discursivas sobre todo o conteúdo do ensino médio.

E, no último dia, os estudantes responderão a 12 questões discursivas de disciplinas obrigatórias para a carreira escolhida.

Mudanças

Neste ano, a nota da primeira fase volta a ser computada na pontuação final. A nota do aluno será a média aritmética dos resultados das quatro provas do vestibular.

O aluno também não deve esquecer que  a nota de corte para ser aprovado para a segunda fase mudou. Até o ano passado, bastava tirar 22 pontos, a partir deste ano, o índice subiu para 27 pontos.

Mesmo assim, o aluno deve ficar atento, pois, dependendo da dificuldade do curso e da competência dos outros candidatos, a nota de corte de uma determinada carreira pode ser maior.

No ano passado, para passar para a segunda fase, os candidatos a uma vaga no curso de medicina, por exemplo, tinham que fazer 70 pontos.