Veículos de Comunicação

Maracaju

Mestrado em Agronomia de Cassilândia realiza primeira defesa

Luan Arrua foi o primeiro acadêmico a defender a dissertação

Nesta semana o programa de Mestrado – Pós-Graduação em Agronomia (PGAC), Área de concentração – Sustentabilidade na Agricultura, da Unidade de Cassilândia da UEMS, teve a primeira defesa de dissertação, apresentada pelo acadêmico, Luan Luiz de Carvalho Arrua.

O PGAC foi criado em outubro de 2012, com início das atividades em março de 2013. Cada turma é composta por 12 ingressantes, e neste mês de fevereiro de 2015 estão sendo realizadas as defesas da primeira turma.

O trabalho do mestrando Luan, intitulado “Diferentes substratos e ambientes protegidos na formação de mudas de mangabeira (Hancorniaspeciosa Gomez), foi desenvolvido na área experimental da UEMS em Cassilândia, no período de novembro de 2013 a março de 2014, sob a orientação do professor Dr. Edilson Costa.

Segundo Luan Arrua, a formação de mudas de plantas frutíferas, como a magabeira, com elevada qualidade é importante para o desenvolvimento desse setor agrícola, o qual apresenta grande potencial de crescimento no Estado de Mato Grosso do Sul. Ele, também, relata a importância da mangabeira, “ os frutos maduros são muito apreciados para consumo in natura, por apresentar sabor e aroma característicos, a polpa é consumida diretamente ao natural ou é utilizada como matéria prima para o preparo de geléias, doces, xaropes, compotas, vinhos, vinagres e principalmente suco e sorvete, indicando assim um enorme potencial para o incremento da agroindústria brasileira”.

A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Edilson Costa (UEMS), Flávio Ferreira da Silva Binotti (UEMS) e Vespasiano Borges de Paiva Neto (UFMS).  Ao final da avaliação os membros consideraram o acadêmico aprovado.

Segundo o coordenador do programa de Pós-Graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura, prof. Dr. Sérgio Roberto Rodrigues, estão programadas para o mês de fevereiro a realização de dez defesas de dissertações de mestrado. O Coordenador enfatiza, também, que o programa tem conseguido recursos externos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) entre outras, que cada vez mais alavanca a pós-graduação em Cassilândia.