Veículos de Comunicação

Educação

Prazo para a escolha dos livros didáticos segue até dia 12 de agosto

A escolha dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, para o triênio de 2014 até 2016, será realizada até o dia 12 de agosto, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escolha deverá ser realizada pela escola, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, que está disponível desde o dia 21 de junho, exclusivamente no portal FNDE. A direção da escola deverá designar um responsável para realizar o registro da escolha pela internet, em www.fnde.gov.br (Livro Didático – Escolha PNLD 2014).
 
As escolas receberam uma carta amarela do FNDE, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha, no mês de julho. A direção da escola é responsável pela guarda e sigilo da senha. Também foi encaminhada carta contendo orientações para o registro da escolha do PNLD 2014.
 
Para que o processo de escolha seja realizado pela escola com autonomia e seja isento de interferências externas, o FNDE regulamentou as formas de divulgação dos livros no PNLD. Esse documento, intitulado de Normas e Condutas, está disponível no portal, em www.fnde.gov.br (Livro Didático – Legislação – 2007 – portaria nº 7 de 5/4/2007) e é de leitura imprescindível.
 
É importante ressaltar que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha. Também não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes.
 
O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone. As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE.