Veículos de Comunicação

Maracaju

Uems abre 25 vagas para mestrado em Educação

A inscrição vai até o dia 5 de maio de 2015 e tem de ser feita na unidade da Uems de Paranaíba

A Unidade Universitária de Paranaíba da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul abriu inscrições com 25 vagas para a 5ª turma de Mestrado em Educação para qualquer interessado que tenha licenciatura ou bacharelado, independentemente do curso em que esteja formado.

O interessado em se inscrever, além dos documentos pessoais, precisa de um currículo atualizado, na base lattes, que é a plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), e tem que ter um projeto de pesquisa pronto, além do pagamento de uma taxa de inscrição. A inscrição vai até o dia 5 de maio de 2015 e tem de ser feita na secretaria do Mestrado na Unidade da Uems de Paranaíba. Para quem reside em outra cidade, pode mandar os documentos exigidos pelo correio.

Depois de feita a inscrição, se o candidato enviar toda a documentação correta com o projeto de pesquisa de acordo com o edital, que além de uma versão impressa no momento da inscrição tem de mandar também duas versões por e-mail, sua inscrição será deferida e aí passará para novas etapas de avaliação do processo de escolha.

Segundo a professora Estela Natalina Montovani Bertoletti, coordenadora do Mestrado em Educação, depois de deferida a inscrição, a primeira etapa a ser cumprida pelo candidato é uma prova escrita em que terá de tirar a nota mínima sete. Na segunda etapa será avaliado o projeto de pesquisa, onde mais uma vez a nota mínima é sete. Na terceira etapa, o candidato passará por uma entrevista onde será avaliado por uma banca. As três etapas são eliminatórias.

O Mestrado em Educação da Uems apresenta três linhas de pesquisa. A primeira linha é ligada à questão do currículo, da diversidade e da formação de professores. A segunda linha é ligada à história da educação. Já a terceira linha de pesquisa é ligada às questões da linguagem e da literatura. Todas estas questões devem estar ligadas aos processos de ensinar e aprender, que podem ser na escola, em instituições não escolares, enfim, em quaisquer instituições sociais ligadas ao processo de ensinar e aprender.

Quanto ao domínio de uma segunda língua, a coordenadora informou que o mestrando terá três oportunidades durante o decorrer do curso para provar a proficiência nesta segunda língua, que pode ser o espanhol ou o inglês.

Para o Mestrado em Educação da Uems de Paranaíba foram disponibilizadas 25 vagas, com início das aulas no mês de agosto de 2015, onde cada candidato terá até dois anos para concluir todas as etapas, que se divide em cursar disciplinas, publicar artigos, apresentar trabalhos em eventos e defender uma dissertação a respeito do tema escolhido na pesquisa.

“O mestrado é uma continuidade dos estudos. Então aquela pessoa que esteja parada já há algum tempo ou esteja na ativa trabalhando com a questão da educação, tem essa oportunidade numa cidade como a nossa, sem ter que viajar para continuar seus estudos, tendo uma grande oportunidade para a continuação de seus estudos aqui mesmo”, enfatizou a professora Estela.

Mais informações poderão ser obtidas no site www.uems.br ou na secretaria do Mestrado de Paranaíba, com a coordenadora Estela. O edital está no endereço  http://www.portal.uems.br/pos_graduacao/detalhes/educacao-paranaiba-mestrado-academico/inscricoes.