Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campo-grandense conquista bicampeonato pan-americano

O nadador do Corinthians conquistou o bicampeonato e o novo recorde pan-americano, com o tempo de 1min55s01

O nadador campo-grandense Leonardo de Deus de 24 anos, conquistou na última terça-feira 14, o bicampeonato pan-americano, da prova 200m borboleta, e bateu o recorde da prova. A medalha foi o primeiro na Natação nos Jogos Pan-Americanos

Com a marca de (1min55s01), Léo quebrou o recorde da prova que era do também brasileiro Kaio Marcio de Almeida, de (1min55s45), registrado no Pan do Rio de Janeiro em 2007.

A disputa pela medalha foi acirrada e conquistada por 14 milésimos de diferença, a frente do segundo colocado o peruano Mauricio Fiol, (1min55s15), a terceira posição ficou com o canadense Zack Chetrat, com (1min56s90).

O outro brasileiro na finalíssima Kaio Marcio de Almeida, detentor até então do recorde pan-americano, completou a prova em quinto (1min58s51).

Na transmissão oficial da emissora canadense, a cena do nadador de olhos arregalados, chamou a atenção dos telespectadores e comentaristas. O atleta ficou surpreso, assim que terminou a prova ao ver o tempo da prova, o novo recorde pana-mericano.

“Estou feliz porque foi uma prova bastante difícil e eu só tive quatro dias de descanso. Normalmente são 12 dias de descanso e eu só tive quatro, mas foi legal. Estou feliz”, disse Leonardo de Deus.

O primeiro título da prova do campo-grandense foi conquistado, na mesma prova no pan-americano de Guadalajara no ano de 2011.

RECORDE

A natação é uma das modalidades que mais traz medalhas para o Brasil, a expectativa este ano é a quebra de muitos recordes também, com nadador Thiago Pereira. Ontem, com a medalha de ouro do revezamento 4x100m masculino, o “Mister Pan” igualou o também nadador Gustavo Borges, como maior medalhista brasileiro na história da competição, com 19 medalhas.

Thiago tem 18 medalhas nas três edições de que já participou: Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011, somando 12 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

O ”Mister  Pan” ainda disputará mais cinco provas individuais; 100 metros costas, 100 metros borboleta, 200 e 400 metros medley, 200 metros peito e dois revezamentos em Toronto: 4×200 metros livre e 4×100 metros medley. Se conquistar mais três medalhas, torna-se o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, ultrapassando o ex-ginasta cubano Erick Lopes Rios, que tem 22 conquistas.