Veículos de Comunicação

Projeto Alems

Deputados aprovam isenção de taxa de inscrição para pessoas com deficiência em eventos esportivos de MS

Projeto agora segue para segunda discussão

Projeto agora segue para segunda discussão - Foto: Reprodução
Projeto agora segue para segunda discussão - Foto: Reprodução

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (28), em primeira discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 53/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que dispõe sobre a isenção de pagamento da taxa de inscrição para pessoas com deficiência em eventos esportivos realizados em MS.

Todos os deputados foram favoráveis a proposta, que segue agora para segunda discussão, e então, para a sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Conforme descrito, o projeto prevê que, os eventos esportivos realizados no Estado poderão dispor de 10% de suas vagas para inscrição gratuita por pessoas com deficiência. Entendendo-se como pessoa com deficiência “aquelas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, descreveu o autor do projeto.

Para fazer uso do benefício, deverá ser comprovada a deficiência através de laudo médico que ateste as limitações do beneficiário e comprovar renda mensal de até três salários mínimos. O projeto dispõe ainda que, caso o beneficiário precise se acompanhante, este deverá também ter taxa de inscrição isenta.

Ainda conforme descrito, os eventos que dispuserem de kits para os atletas deverão fornecê-los aos competidores isentos das taxas gratuitamente, sendo que, não havendo o alcance de 10% de inscrições realizadas por pessoas com deficiência, as vagas restantes poderão ser disponibilizadas ao público em geral, sem extensão do benefício da gratuidade.