Veículos de Comunicação

Brasileiro De Futevôlei

Dupla de MS fica com o bronze no feminino

Talita e Duda fizeram dobradinha sul-mato-grossense e ficaram com o 3º lugar após vencer Ágatha e Amandinha

Talita e Duda fizeram dobradinha sul-mato-grossense e ficaram com o 3º lugar após vencer Ágatha e Amandinha - Foto: Isabelly Melo
Talita e Duda fizeram dobradinha sul-mato-grossense e ficaram com o 3º lugar após vencer Ágatha e Amandinha - Foto: Isabelly Melo

No último fim de semana, de 21 a 23 de maio, Campo Grande sediou a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Futevôlei, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A competição nacional reuniu atletas de 14 unidades federativas, com direito a MS no pódio.

Talita e Duda, dupla sul-mato-grossense formada por Talita Freitas e Maria Eduarda Vasques, estrearam em grande estilo na competição nacional. Atuais vice-campeãs estaduais, a dupla conquistou o terceiro lugar na categoria profissional feminino. A disputa teve dobradinha sul-mato-grossense com Ágatha e Amandinha, atuais campeãs estaduais.

Em entrevista à CBN, Talita e Duda confessaram que entraram na disputa sem grande perspectiva, até mesmo achando que, por já terem perdido para Ágatha e Amandinha, ficariam com o 4ª lugar. No entanto, a tranquilidade no jogo levou as vices ao título inédito e muito comemorado. 

“Tínhamos participado apenas do campeonato estadual em março, ficamos em segundo lugar. Entramos pensando em dar nosso melhor e deu tudo certo.  Existem outros torneios e nós estamos participando de todos, e assim, outras etapas do brasileiro a gente tá dentro, mundialito aí, quem sabe”, brincou Talita.

No topo do pódio feminino, as tetracampeãs brasileiras e campeãs mundiais Lane e Ray (ES), que lideram o ranking nacional atualmente, mantiveram o favoritismo ao conquistar o ouro em cima da também dupla capixaba Brenda e Delane (ES).

As campeãs se assustaram com a reviravolta no clima, a capital, que é dominada pelo sol durante quase todo ano, ficou fria no fim de semana, chegando a marcar 10ºC. “O que mais pesou para a gente foi a questão do clima, a gente ficou sabendo que teve uma mudança drástica no tempo, no sábado foi até tranquilo, deu uma chuvinha, mas a temperatura estava maior, só que hoje a gente sentiu bastante. A gente entrou mais morna do que quente”, contou Lane.

As campeãs, Lane e Ray

A capixaba Ray também sentiu na pele o frio, tanto é que teve de colocar meias para reduzir o impacto da bola nos pés. “Foi difícil, porque a gente saiu de Vitória (ES) no maior sol, chegou aqui o clima já esfriou, nem roupa de frio eu trouxe. Na hora do jogo eu ainda joguei com uma meia, nem esperava que eu ia jogar assim, só que a bola estava machucando, estava muito frio mesmo. Até agora a gente não esquentou ainda”, relatou.

Um dos organizadores do evento, Tiago Silva, ressaltou a potência da participação feminino no esporte, que vem crescendo cada vez mais no Estado.

“Do pessoal que treina com a gente (na GTF) 63% são mulheres. Só que na hora de competir elas ficam receosas e não entram, daí acaba sendo sempre as mesmas. Nas nossas disputas internas já chegou a ter 73 mulheres participando, mas na hora de jogar fora elas ficam com vergonha, por ter mais pessoas olhando. Se mais mulheres toparem competir, dá um número bom”, afirmou.

Sócio-proprietário do Gilson Treinamento de Futevôlei (GTF), Tiago acredita que há muito espaço para a modalidade na capital, que já passa por uma onda de adesão do futevôlei. “Nós estamos quase terminando a terceira unidade do GTF, e percebemos que as pessoa estão aderindo. Quando inauguramos a segunda, muitos alunos migraram por ser mais próximo das residências, e outros novos foram surgindo. Então, tem muito espaço para a modalidade aqui, o pessoal tem curtido bastante, o clima, por ser um esporte em ambiente aberto também”, contou Tiago.

No masculino, o pódio foi nordestino. Nem e Biel terminaram em primeiro, seguidos por Guilherme e Murilo (RN) e Cinho e Paulinho (AL).

A etapa de Campo Grande do Campeonato Brasileiro foi realizada pela Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv) em parceria com a Federação Sul-Mato-Grossense de Futevôlei (FSMFV) e Gilson Treinamento de Futevôlei (GTF),com o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Confira todos os resultados:

Qualify amador A masculino
1º – Babão e Borel (MT)
2º – Aleff e Moret (MT)
3º – Willian e Baren (MS)

Amador B masculino
1º – Eneas e Sandrinho (MT)
2º – Luizinho e Mona (MS)
3º – Beto e Alef (MT)

Profissional masculino
1º – Nem e Biel (CE)
2º – Guilherme e Murilo (RN)
3º – Cinho e Paulinho (AL)
4º – Jonathan e Maldine (AL)

Profissional feminino
1º – Lane e Ray (ES)
2º – Brenda e Delane (ES)
3º – Duda e Talita (MS)
4º – Ágatha e Amandinha (MS)