Veículos de Comunicação

Esporte

MS fatura dois ouros no Brasileiro de Atletismo Sub-20

Com o resultado, Estado garantiu vaga ao Pan e a liderança do ranking

Com o resultado, Estado garantiu vaga ao Pan e a liderança do ranking - Foto: Wagner Carmo/CBAt
Com o resultado, Estado garantiu vaga ao Pan e a liderança do ranking - Foto: Wagner Carmo/CBAt

Mato Grosso do Sul faturou dois ouros no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 2021, realizado no último fim de semana de 21 a 23 de maio. Além das medalhas, o Estado assegurou uma vaga direta aos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo Sub-20, que acontecerá no Chile, e a liderança do ranking nacional da classe.

A delegação sul-mato-grossense, formada pela Federação Estadual de Atletismo (FAMS), foi até o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), com um grupo de 13 atletas de clubes de Amambai, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Ao todo, o torneio reuniu cerca de 650 atletas de 123 clubes, de 22 estados e do Distrito Federal, com normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento à disseminação viral.

Yuri Moreira durante o campeonato Foto: Wagner Carmo/CBAt

Os dois ouros foram conquistados no lançamento do dardo. A primeira medalha veio no domingo (23) pela manhã, com Yuri Moreira Benites, de 16 anos. O atleta da Escola Municipal Polo Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá, de Amambai, atingiu a marca de 61,52 metros, mais de dois metros do segundo colocado Davi Gabriel Rosa (59,42m), de Santa Catarina. O bronze ficou com Jackson Amaral da Silva (58,26m), do Pernambuco.

Este foi o primeiro Brasileiro Sub-20 de Yuri Benites. Com o desempenho no interior paulista, o jovem sul-mato-grossense assegurou a liderança do ranking nacional sub-20 e ficou a 1,22 metro de atingir o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para ir direto aos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo da categoria, que acontecerá de 16 a 18 de julho deste ano, em Santiago, no Chile.

A conquista foi muito comemorada pela sul-mato-grossense Bruna Vieira  Foto: Wagner Carmo/CBAt

Quem estará na capital chilena é Bruna Vieira de Jesus. A campo-grandense de 18 anos, representando a Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), confirmou a vaga direta à competição internacional ao lançar o dardo a 48,57 metros na tarde deste domingo (23), faturando o ouro. O índice necessário ao Pan (46,12m) foi ultrapassado com sobra.

No dardo feminino, Camyle Alves de Alencar (44,30m), do Piauí, foi prata e a paranaense Stefany Beatriz da Silva (41,77m) conquistou a condecoração de bronze. Na mesma prova, a sul-mato-grossense Isabela Rosa Dantas terminou em quarto lugar, pontuando no ranking nacional. A atleta de 15 anos da Adac, de Campo Grande, fez a marca de 39,66 metros.

*Informações da Assessoria da Fundesporte