Veículos de Comunicação

Temperatura

Calor resulta no aumento da desigualdade, aponta estudo

Há quatro regiões de maior vulnerabilidade socioambiental em Três Lagoas

Há quatro regiões de maior vulnerabilidade socioambiental em Três Lagoas. - Foto: Reprodução/TVC
Há quatro regiões de maior vulnerabilidade socioambiental em Três Lagoas. - Foto: Reprodução/TVC

A professora do curso de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas, Dra. Gislene Porangaba, está elaborando uma pesquisa que vai mapear quem são e onde moram as pessoas que mais sofrem com as ondas de calor na cidade. O estudo se baseia nas mudanças climáticas e mostram diversos aspectos do cotidiano, um deles é a desigualdade socioeconômica, que gera consequências negativas em diferentes níveis, afetando ainda mais os grupos que são mais vulneráveis.

A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Dr. Emerson Galvani da Universidade de São Paulo (USP). Agora, ela será ampliada com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect).  

“Observamos que as ondas de calor estão em uma crescente desde 2001 a 2020. Por isso, decidimos fazer esse estudo para contribuir com estudos da climatologia urbana das cidades de Mato Grosso do Sul e a região Centro-Oeste”, explicou a professora Gislene.

O estudo releva que a ilha de calor urbana de Três Lagoas, que pode ser até 10º graus mais quente que o entorno rural. E as frequentes ondas de calor, que ultrapassam a temperatura média de um determinado local por um certo período de tempo, acabam agravando ainda mais a sensção térmica da cidade.

A pesquisa detalha ainda que há quatro regiões de maior vulnerabilidade socioambiental em Três Lagoas. Elas estão localizadas nos bairros: Jardim Guanabara, Vila Alegre, Vila Haro e Vila Zuque. O resultado se baseia nas zonas onde moram pessoas com menores faixas de renda, segundo estimativa do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja mais na reportagem abaixo: