Veículos de Comunicação

Medida

Vacina contra a dengue não será aplicada fora das unidades de saúde

Ministério da Saúde determinou medida por precaução

Em Três Lagoas, 1.564 jovens, de 11 a 14 anos, já foram vacinados. - Foto: Divulgação/Assessoria
Em Três Lagoas, 1.564 jovens, de 11 a 14 anos, já foram vacinados. - Foto: Divulgação/Assessoria

O Ministério da Saúde determinou que, nenhuma aplicação da vacina contra a dengue pode ser feita fora das unidades de saúde, em todo o Brasil. Isso significa que não serão realizadas campanhas de vacinação em locais como escolas e espaços públicos.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, os municípios receberam orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Farmacovigilância) sobre essa medida. A vacina, que está sendo implementada este ano, deve passar por um processo de Farmacovigilância para monitorar possíveis eventos adversos pós-vacinais. Por precaução, a aplicação da vacina foi restrita às unidades de saúde, permitindo um pronto atendimento em caso de reações alérgicas a algum dos componentes.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados três casos de hipersensibilidade a componentes da vacina contra a dengue. Azambuja explicou que é difícil identificar previamente qual componente pode causar reação alérgica, podendo ser o conservante, adjuvante ou antibióticos presentes na composição. Caso ocorra hipersensibilidade, conhecida como choque anafilático, é necessário um atendimento imediato, que não seria possível fora das unidades de saúde.

Em Três Lagoas, 1.564 jovens, de 11 a 14 anos, já foram vacinados desde 27 de fevereiro, sem que tenha sido registrado nenhum evento adverso relacionado à vacina. Azambuja assegura que a vacina é segura e eficaz, tendo sido aprovada em todas as fases de teste e estando em uso no mundo desde 2022.

Confira a reportagem abaixo: