Veículos de Comunicação

Opinião

A Cidade é nossa, independente dos que a maltratam!

Sabemos que “o exemplo vem de cima”! Por isso mesmo, o povo brasileiro tem tido dificuldades de agir como um verdadeiro cidadão, ou seja, ele não tem tido bons parâmetros de comportamento.
Nossos políticos, empresários, líderes religiosos, servidores públicos e privados e demais categorias que deveriam dar bons exemplos de cidadania, vários têm cometido faltas graves no trato da coisa pública. Por conta desses maus exemplos, os jovens e outras pessoas e, até mesmo crianças, têm dado demonstrações de desleixo, violência e desrespeito para com a cidade.
A Prefeitura, em convênio com empresas, tem feito o plantio de espécies ornamentais em nossas avenidas, no intuito de embelezá-las. Mas, infelizmente, parte da população, talvez como desabafo ou mesmo pela cultura do individualismo e da agressividade, como nos estádios de futebol, tem destruído a urbanização efetivada em nossa cidade.
Realmente, tem momentos que dá vontade de “chutar o pau da barraca”, devido às denúncias de corrupção que assola todos os partidos, em todas as esferas de poder. Os desmandos dos nossos dirigentes tem provocado revoltas, individuais ou em grupos, organizadas ou não, contra o poder instituído. Isto fornece “fogo” aos mais radicais, alguns com boas intenções e muitas vezes calcados de razões justas, e outros, aproveitadores da situação.
Nós, leitores deste jornal e desta coluna de debates, não podemos entrar nessa “onda destrutiva”. Independentemente de partidos (políticos, religiosos, classes, etc.) devemos contribuir para com o crescimento cultural da população, denunciando tais vandalismos. Aproveitamos este espaço para solicitarmos aos órgãos competentes, até com pedido oficial da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que se investigue os causadores daqueles estragos e lhes puna devidamente. O que não pode é ficarmos alheios a tais atos de destruição daquilo que é de todos nós.
Podemos e devemos criticar a administração municipal, estadual e federal. Isto nos é garantido pela Constituição. Mas isto não significa podermos agredir nossa cidade. O bom cidadão é aquele que participa dando exemplos de urbanismo, criticando a postura dos governantes quando for necessário e os apoiando quando demonstram o bom cuidado para com o bem público.
A cidade é nossa! Ela é o nosso lócus! É onde vivemos e convivemos. Por isso mesmo, devemos amá-la e respeita-la, independentemente daqueles que a maltratam.
 
Petrônio Alves Corrêa Filho é geógrafo e vice-presidente do Sinted