Veículos de Comunicação

Opinião

A criminalidade continua em queda em Três Lagoas

 Três Lagoas é um municípioespecial. Consegue unir intenso crescimento econômico e populacional com forte diminuição dos índices de criminalidade. Na prática esse é um fenômeno queacontece em poucas cidades do Brasil e do mundo. Nova York, por exemplo, é um desses raroscasos.

Esse é um feito que exige da sociedade civil e dos poderes públicos decisões firmes no combate a todas as formas de delitos, inclusive os considerados pequenos, pois, aos poucos, quando não atacados corretamente se tornam grandes.

As cidades que conseguem crescer mantendo baixo o nível de criminalidade, no essencial, adotam políticas sociais progressistas que permitem ao cidadão e a cidadã terem acesso a emprego, renda, educação, saúde e lazer. Alia-se a essas conquistas da sociedade contemporânea o trabalho de policiamento comunitário,preventivo e ostensivo.

Esse é o caminho que Três Lagoas está trilhando para continuar diminuindo a sua taxa de criminalidade. Para que o leitor tenha uma ideia dados do setor de Segurança da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul indicam que há três meses, felizmente, não se registra assassinatos no município.

Nos primeiros seis meses de 2012 registrou-se uma queda de 70% nonúmero de homicídios se comparado com o mesmo período do ano passado. O mais importante é que os outros tipos de crime também diminuíram. Ainda de acordo com a Polícia Militar a taxa de redução de roubos foi da ordem de 23% e 13% nos furtos.

O papel da Policia Militar e da Policia Civil tem sido fundamental para conquistarmos números alvissareiros nocampo da segurança pública. O governador André Pucinelli tem sido firme nessa questão. 

Aliás, a concepção filosófica e a prática da polícia comunitária, como muito bem enfatizou o Major Wilson Sergio Monari comandante do 2º BPM se revelou uma estratégia moderna e acertada no combate ao crime. Bem ao estilo de uma cidade plural e democrática como Três Lagoas

Na outra ponta, a rigor, destacamos como importante na luta pela construção de uma cidade da paz e do trabalho as iniciativas sociais da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, muitas em parceria com a Presidente Dilma Roussef que, na prática, tem se mostrado uma amiga do nosso município.

O contorno ferroviário e a instalação da Petrobras são apenas algumas iniciativas que expressam muito bem o compromisso da Presidente com o progresso social e econômico de Três Lagoas. Mas Podemos falar também das ações mitigadoras por conta da instalação da Petrobras, no município, que permitiram a Prefeitura repassar para a briosa Policia Militar equipamentos de informática e veículos, além da instalação de uma central de operações de monitoramento por câmeras em algumas ruas da cidade.

Ademais, a prefeitura tem feito um grande esforço para manter a cidade bem iluminadacom a instalação de milhares de lâmpadas. Tudo isso tudo sem descuidar do trabalho educativo formal e informal que representa um instrumento decisivo na construção de uma  cultura de paz.

Investir na educação do jovem preparando-os para os desafios da sociedade pós-industrial é o melhor e o mais seguro caminho para diminuir a criminalidade nas suas mais diversas formas.

O que se conseguiu até agora é uma importante vitória. Só que precisamos ficar vigilantes porque o trabalho de combate à criminalidade não pode parar.