Veículos de Comunicação

Opinião

A Semana Santa dos Católicos e Cristãos

Esta é a semanaem que  os cristãos são convidados à conversão e renovação da sua vida.

Iniciandocom o DOMINGO DE RAMOS  e se estendendo  até o DOMINGO DE PÁSCOA, é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo, formando uma só celebração, que resumetodo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

Na TERÇA-FEIRA aconteceuna Catedral Sagrado Coração de Jesus a missa da “benção dos Santos Óleos” onde se farão presentes Dom José Moreira e os padres da Diocese.

Na QUINTA-FEIRA SANTA celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Anoite realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.  E nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.”Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno
Na SEXTA-FEIRA SANTA a Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. Mas há celebração às 15h.

À noite, o JOVISA, grupo de jovens da Paróquia Santo Antônioe outros movimentos jovens da cidade encenarão na Praça Ramez Tebet   a  Paixão e a Morte de Jesus, evento este que já se tornou tradição em Três Lagoas, seguida de procissão de todos os participantes e dos presentes até a  Catedral.
Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Mas,a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, e avitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos fazem lembrara ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da Ressurreição de Cristo.

Chegamos então, ao DOMINGO de PASCOA, quando festejamos mais oportunamente a Ressurreição do Senhor Jesus com o espíritopreviamente preparado para recebê-lo em nosso coração,  com muito mais alegrias e um sentimento profundo de paz, luz e gratidão.

Comemoramos tradicionalmente com os Ovos de Páscoa que podem significar a vida desabrochando em nós, e com os coelhinhos que são o símbolo da fertilidade. Então, precisamos aproveitar que estamos com o coração renovado de amor e junto aos chocolates deliciosamente distribuídos devemos PROPAGARA FÉ, O AMOR E A LUZ DE CRISTO PARA TODOS OS CORAÇÕES.

Não podemos nos esquecer de JESUS RESSUSCITADO nesta data, e necessitamos que a verdadeira idéia da Páscoa seja mesmo difundida entre os seus familiares, amigos e pares.

SÓ JESUS SALVA, E A FÉCONSCIENTE  NELE, NOS CONDUZ AO MELHOR DA VIDA!

* Malu Zulian é jornalista.