Veículos de Comunicação

Opinião

Para democratizar a educação

Não há mais dúvida de que o ensino a distância (EaD) é uma realidade consolidada no país. Para cursos de capacitação e atualização, ou mesmo graduação e pós-graduação, os números de matrículas crescem a perder de vista, vencendo a resistência que havia tempos atrás. Em um país-continente como o Brasil, deve se destacar que essa modalidade é uma das eficazes soluções para a democratização do ensino. Um jovem que está no longínquo interior do Acre terá acesso, pela internet, ao mesmo conteúdo programático que um estudante das grandes capitais. Sem a disseminação do EaD, seria quase impossível ocorrer situações como essa.
Por causa das limitações, o ensino presencial não consegue dar conta das demandas atuais, o que transforma o EaD em um processo irreversível. A modalidade proporciona a popularização dos cursos de educação continuada em várias profissões. Na área de Medicina, por exemplo, algumas áreas já adotaram o formato para ajudar na renovação dos certificados de seus especialistas, além da adoção de cursos focados na atualização da carreira, fundamental para a sobrevida desses (e de outros) profissionais no mercado.
Outra aplicação importante são os cursos de capacitação para jovens. Quando se depara com o primeiro emprego ou estágio, o estudante sente dificuldade em enfrentar os processos seletivos ou os primeiros tempos de adaptação, por não ter desenvolvido na universidade conhecimentos e habilidades que lhe serão exigidos no mundo corporativo – como a aptidão para desenvolver relações interpessoais e outras posturas atitudinais que o ajudarão a alavancar a carreira. Os cursos, realizados com disciplina e empenho, contribuem para que os jovens tenham melhores condições para brigar por um espaço no sempre concorrido mercado de trabalho. Para eles, o EaD é uma porta aberta para o conhecimento.
Preocupado com a formação desses futuros profissionais, o CIEE também disponibiliza em seu site cursos de EaD conceituais, técnicos e atitudinais, altamente motivadores, que já registram mais de 600 mil matrículas.
Com conteúdos valorizados pelo mundo empresarial, o programa recebeu o Prêmio E-Learning Brasil 2008/2009 como Referência Nacional. Tanto quanto o prêmio, gratifica o CIEE o resultado de uma recente pesquisa realizada com os jovens que participam das aulas on-line: 72% reconhecem que os cursos contribuem para a conquista do estágio. É uma realidade: as empresas buscam estagiários mais bem capacitados e com mais conhecimentos, como noções de postura corporativa e de cidadania. E isso só se consegue, diante das deficiências do ensino regular, com um esforço suplementar, com a busca de fontes alternativas de aprendizado.
Acaba de entrar no ar, no portal do CIEE, o curso Novo acordo ortográfico: o que mudou?, que aborda a recente reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Fundamentais para quem for prestar concurso público ou participar de processos seletivos para estágio ou emprego, as novas regras servirão para unificar o Português entre todos os países que falam nossa língua. Alguns dias antes, foi lançado o Apresentações em PowerPoint, um dos 27 cursos gratuitos oferecidos pelo CIEE. Em várias situações, tanto na faculdade quanto na empresa, a boa apresentação de um projeto pode ajudar o jovem na busca de um futuro profissional.

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, da Academia Paulista de História – APH e diretor da Fiesp.