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Questão ambiental influencia consumo consciente

A preocupação com mudanças climáticas está alterando aos poucos o comportamento do consumidor, mas ainda não há muita informação para auxiliar a escolha de produtos que tenham menor impacto ambiental. A avaliação é do economista Renault Castro, diretor executivo da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). “O consumidor, que aprendeu a observar questões importantes como composição nutricional, por exemplo, não sabe qual o impacto dos produtos que leva para casa. Ele tem uma pré-disposição em colaborar com a preservação do meio ambiente, mas não tem subsídios para isso”.
Na Inglaterra, a empresa britânica Carbon Trust começou a analisar o impacto ambiental de produtos do setor de refrigerantes e, a pedido da Coca-Cola, passou a emitir um selo da pegada de carbono (ou rastro de carbono). A Coca-Cola britânica está incluindo em suas embalagens a quantidade de carbono emitida na produção do refrigerante, desde o início da cadeia produtiva até o descarte final, incluindo as fases de distribuição e refrigeração.
A pegada de carbono de uma lata de Coca-Cola (330 ml) vendida na Grã-Bretanha é de 170 gramas, enquanto uma garrafa de vidro, com a mesma quantidade da bebida, deixou um rastro de 360 gramas de carbono em seu ciclo de vida. Um impacto duas vezes maior. Para a Coca Diet e Coca Zero, a pegada de carbono cai, respectivamente, para 150 e 340g. O estudo da Carbon Trust mostrou que o reaproveitamento da embalagem torna a lata ainda mais sustentável. A análise indica que a reciclagem de uma lata de alumínio pode reduzir em até 60% a pegada de carbono.
O estudo vale apenas para os produtos vendidos na Grã-Bretanha, pois leva em consideração parâmetros locais. As distâncias brasileiras e nossa matriz energética produziriam outro resultado. Mas existe pesquisa semelhante no país, desenvolvida pela engenheira química Renata Valt, que analisou o ciclo de vida de embalagens para refrigerante. O trabalho de Renata mostrou que, com os atuais índices de reciclagem do país, a lata de alumínio supera as demais embalagens, já que tem o menor impacto ambiental, seja do ponto de vista do esgotamento de recursos naturais, como pelo impacto sobre o aquecimento global e pelo efeito fotoquímico resultante de sua fabricação.

Flávia Corrêa é articulista