Veículos de Comunicação

Dezembro Vermelho

Até novembro 20 pessoas foram infectadas com HIV em Paranaíba

45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais em 2021

A pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a Aids caso realize o tratamento adequado - Divulgação
A pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a Aids caso realize o tratamento adequado - Divulgação

De acordo com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado),  até novembro de 2022  foram notificados 20 novos casos de pessoas infectadas com HIV/Aids no setor, destes casos, são 12 homens e 8 mulheres.

 De acordo com Mirian Rezende, em Paranaíba, atualmente são 300 pessoas em tratamento com antirretrovirais. Nesta semana foi feita a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A maioria dos brasileiros (94%) sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às IST e AIDS. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais em 2021.

Vale lembrar que a pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a Aids caso realize o tratamento adequado. O enfrentamento à doença não parou mesmo durante a pandemia da Covid-19.

No Brasil, a Campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017 e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de destacar a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1998 e a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituíram o dia primeiro de dezembro como uma data para conscientização e luta contra a Aids.