Veículos de Comunicação

Comissão

Câmara instaura Comissão Parlamentar Processante

Comissão fica responsável pela investigação que decidirá futuro político do parlamentar

Comissão fica responsável pela investigação que decidirá futuro político do parlamentar - Alex Santos/RCN67
Comissão fica responsável pela investigação que decidirá futuro político do parlamentar - Alex Santos/RCN67

A Câmara de Vereadores de Paranaíba instaurou Comissão Parlamentar Processante para investigar e julgar o vereador Nelo José da Silva. Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (28) os vereadores aprovaram a tramitação da denúncia envolvendo Nelo. O parlamentar, que foi afastado de suas funções na Câmara está sendo acusado de abusar da própria neta de apenas 9 anos. Ele segue preso desde o dia 14 de março. 

Após a aprovação, houve o sorteio dos membros da Comissão Parlamentar Processante. Lúcio Antônio de Freitas (PDT) ficou com a presidência, Andrew Robalinho (MDB), na relatoria e Ronan Leal (Republicanos), membro. 

“A partir de agora vamos nos inteirar e fazer da melhor maneira, conforme manda e lei e o regimento”, destacou o vereador Lúcio Antônio de Freitas.

A Comissão Processante foi pauta da primeira reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A partir da sua instauração, agora a Comissão Processante fica responsável pela investigação e conclusão da decisão do futuro político do parlamentar. 

Conforme Regimento Interno, a Câmara Parlamentar Processante visa apurar a prática de infração político-administrativa do prefeito ou de vereador, observando o disposto na Lei Federal e na Lei Orgânica do Município.

A vereadora Keyne falou na sessão que está indignada com as informações que recebeu por parte das autoridades policiais. “Como vereadora, mulher e mãe, estou arrasada com o que descobri sobre este caso do vereador Nelo”, disse.

A Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou moção de repúdio ao vereador paranaibense. A moção de repúdio é de autoria vereador Tiago Vargas (PSD), que também encaminhou ofício à Casa de Leis de Paranaíba, solicitando a cassação do mandato do parlamentar.