Veículos de Comunicação

Maracaju

Cavalgada reúne milhares de pessoas em Paranaíba

Foram 14 comitivas, dentre elas uma de Lagoa Santa-GO e Aparecida do Taboado

A portaria do Iagro que restringia a realização de eventos com cavalos em Mato Grosso do Sul não foi impedimento para a realização da tradicional Cavalgada em Paranaíba. Mais um vez o evento fez parte das comemorações do aniversário da cidade.

Realizada na manhã fria deste domingo, cerca de 500 animais desfilaram pelas ruas de Paranaíba. Foram 14 comitivas, dentre elas uma de Lagoa Santa-GO e Aparecida do Taboado. Os paranaibenses mais um ano saíram de suas casas para prestigiar o desfile em bois e cavalos, a Praça da República ficou lotada de paranaibenses.

O desfile foi prestigiado por autoridades locais e também o deputado estadual Eduardo Rocha, que tocou berrante e arrancou palmas do público. Ele ainda participou da entrega de placas para todas as comitivas.

De acordo com a comissão organizadora, não houve irregularidades e todos os animais que participaram tinham o exame do mormo, mesmo com o custo de R$ 200 e não sendo realizado na cidade, somente em São Paulo. Os animais regulares tinham como marca um X verde.

O evento contou com a fiscalização de médicos veterinários do Iagro, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Prefeitura Municipal.

Todos os anos o Sindicato Rural é quem realiza o desfie, mas diante da portaria do Iagro, o presidente Wilberto Amaral juntamente com a diretoria decidiu não fazer o desfile, temendo não conseguir fiscalizar todos os animais.

Andrew Robalinho, secretário de Governo, foi um dos organizadores do evento, e destacou a festa bonita que a Cavalgada, ele agradeceu a presença do público e ressaltou que a Prefeitura não poderia deixar um evento tradicional acabar.

"Uma Cavalgada que não iria se realizar e envidamos todos os esforços para entregar este presente a Paranaíba. Uma cavalgada inda e ordeira, ninguém prejudicando seus animais. Foi um lindo presente", disse

Outro organizador do evento foi Luiz Zuum, responsável pela Comitiva Troque o Ódio Pelo Amor, falou do orgulho e satisfação em estar a frente da Cavalgada. "Estamos fazendo acontecer, tenho certeza que vai ficar na história de Paranaíba. Vamos nos unir para o bem da nossa cidade", finalizou