Veículos de Comunicação

Transtorno

Chuvas deixam ruas intransitáveis em bairros de Paranaíba

Moradores enfrentam dificuldades de tráfego em épocas de chuvas

Nem bem começou o período chuvoso em Paranaíba e os moradores do bairro Daniel 5 já sentem os efeitos da falta de manutenção das ruas ainda sem asfalto. Problema recorrente no local, um buraco com mais de 10 metros de extensão por um e meio de largura dificulta – e até impede – a passagem de veículos e pessoas  na rua Manoel Salustiano da Rocha.

O problema ocorre devido a força da água que desce de ruas do bairro de Lourdes. Sem  asfalto, uma enxurrada se forma mesmo com pequena quantidade de chuva e leva o que tem pela frente. Inclusive terra.

No buraco é possível encontrar carcaças de animais, entulho de construção, galhos, lixo e até água de redes de esgoto, o que aumenta muito o mau cheiro já comum ao local.

Como “vizinha” do buraco, a dona de casa Roseneide Ferreira de Moraes diz que, além disso, há cinco dias o esgoto corre pela vala porque uma boca de lobo da rua está entupida. 

“O tempo vai passando e o problema continua. ‘Vai chuva, vem chuva’ e temos que conviver com esse buraco”, aponta. 
Segundo a moradora, um carro com quatro pessoas caiu na vala. “Graças a Deus ninguém se feriu”, disse.

Ela revelou que precisa redobrar cuidados com um filho de 3 anos, que brinca perto do buraco. “Eu não sei mais onde pedir. Como se não bastasse o buraco, ainda tem o esgoto na porta da minha casa”, exclama.

Roseneide disse que telefonou ao menos cinco vezes para o setor de obras da Prefeitura de Paranaíba para reclamar do problema.
“É uma tristeza. Eu tenho minha casa aqui e é difícil entrar em casa, não tem como receber ninguém aqui, não tem passagem. Só não abandono por que não tem como deixar o que é meu para morar de aluguel. A gente vai levando”.

OUTRO LADO
A Prefeitura de Paranaíba foi procurada pela reportagem, porém não comentou o assunto. Em maio deste ano,  a administração e a Agehab (Agência Estadual de Habitação) iniciou o processo de regularização dos loteamentos irregulares do Daniel 5.
São quase mil lotes, com e sem casas, a serem regularizados.