Veículos de Comunicação

Paranaíba

Controle de Vetores alerta contra dengue com a chegada do Verão

Transição de governo e fim de contratos dos agentes também preocupa o Controle de Vetores

Todos os anos a chegada do Verão, das férias escolares e das festas de fim de ano, traz o sinal de alerta das autoridades sanitárias, com relação a infestação do mosquito Aedes aegypti, neste período há elevação do número de dengue e o aparecimento de casos de zika e febre chikungunya.

Este ano, além dos fatores já conhecidos e que são objeto de campanhas de conscientização, outro fato preocupa as autoridades sanitárias em todo o país, a transição política com a troca de comando nas prefeituras e câmaras municipais, pode levar a uma quebra nas ações em curso.

Em Paranaíba, a coordenadora de controle de vetores do município, Ymara Lucia Zanin Palchetti chama a atenção para esse aspecto informando que no próximo dia 30 de novembro, encerra-se o contrato de muitos agente envolvidos no combate a dengue.

“Todos os anos fazemos este alerta, mas agora estamos num clima atípico, com chegada de verão, férias escolares e final de ano, o que sempre pode causar esquecimento de um depósito para o Aedes, mas estamos em uma época de transição e com isso alguns contratos chegam ao fim, e o Vetores ficará com 18 agentes e quatro federais o que não dá para atender a população”, pontuou.

Ymara ainda conclamou a população a colaborar, se engajando na conscientização, não deixando depósitos para o Aedes aegypti colocar seus ovos, ela exemplifica falando sobre um televisor que foi encontrado num terreno na área central da cidade nesta semana em Paranaíba. 

“Reforço o alerta para o aumento das doenças, que antes era dengue, zika e chigungunya e agora temos casos de febre mayaro, que é uma doença que vem através de vírus e uma vez que atinge a zona urbana ela é transmitida pelo Aedes aegypti”.