Veículos de Comunicação

Iniciativa

Dona de casa cria 'porta ração' e faz a alegria de animais de rua

O sistema de alimentação tem garantido comida para cães e gatos abandonados, mas até pets que tem lar costumam saborear os petiscos do local com os novos amigos

Um sistema de alimentação para animais de rua tem chamado a atenção dos moradores da rua Cecílio Pereira, bairro Jardim América, em Paranaíba (MS). O equipamento instalado por uma dona de casa que preferiu não se identificar tem um cano fixado ao muro de sua residência, onde na parte de cima tem uma abertura por onde ela coloca a ração e na parte de baixo uma leve envergadura com um bojo que apara o alimento e permite o acesso dos animais. Um recipiente com água acompanha o “porta ração”.

Em conversa com o JPNEWS, a dona de casa afirmou que tudo começou alimentando os animais na calçada, e como a "clientela" foi aumentando ela teve a idéia de instalar a engenhoca. “Eu comecei dando comida para os cachorros na minha calçada, e pondo uma vasilha de água. Eles passavam e comiam. Até os cachorros dos vizinhos comem lá. Os pássaros também comem e bebem água lá. Aí eu tive a idéia de fazer aquilo”, disse.

A responsável contou como se organiza para poder sempre repor a ração no local. Ela divide o que compra  para o seu cachorro. “Não tem ração sempre, pois eu tenho um pit bull, então eu tenho que repartir. Eu compro um saco de 20 quilos e todo dia de manhã quando eu saio para o trabalho eu ponho e troco a água deles. A hora que eu chego eu ponho mais ração.” Contou.

Ela ainda afirma que o sistema não está finalizado, ainda falta outro compartimento, no caso, o da água. “Ainda falta eu fazer o cano para a vasilha de água.”, disse a voluntária.

A dona de casa acredita que o problema da fome e do abandono dos animais de rua em Paranaíba estaria resolvido se cada morador ou lojista que tivesse condições fizesse o mesmo.

“Se os lojistas e as pessoas de Paranaíba fizessem isso nas suas calçadas, os cachorros não passariam fome. Eles sentem muita fome e sede. Uma vez eu esqueci de por água e eu vi um cachorro indo diretinho lá tomar água, só que eu tinha esquecido. Então é assim, os cachorros tem fome e tem sede. Eles são amigos da gente”, pontuou.

Com as altas temperaturas no município, algumas pessoas tem se mobilizado e pedido iniciativa da população para que ajude de alguma forma os animais que vivem nas ruas, colocando potes com ração e água.

No o último domingo (13), um caso de agressão e maus-tratos a animais ocorrido em Paranaíba ganhou repercussão estadual.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais e publicado pelo JPNEWS, um idoso de 68 anos amarra um cachorro a uma lixeira, sob o sol forte e sobre o chão quente e o agride a pauladas. O homem que fez a filmagem ainda pede para que o agressor pare, mas, as agressões continuam. Imediatamente populares acionaram a Polícia Militar, que esteve no local e efetuou a prisão do idoso. Ele responderá por maus-tratos.

O animal foi recolhido pela Associação Amigos dos Animais (AMA), está sob cuidados profissionais e passa bem.

Veja a matéria: