Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Juiz lança campanha Paternidade Responsável

O objetivo é que os pais saibam quais são os seus deveres em relação aos seus filhos

A Vara da Infância e Juventude de Paranaíba lança na próxima semana a campanha Paternidade Responsável, que visa a conscientização dos pais com relação aos seus deveres em relação aos seus filhos. O idealizador é o juiz Cassio Roberto dos Santos, que tem como meta, que o projeto se expanda para todo Estado.

O magistrado é responsável também pela Vara Criminal e devido a uma sempre ter ligação com a outra, ele decidiu elaborar uma cartilha que conta com orientações sobre o papel dos pais na criação dos filhos, além disso elenca diversos artigos que preveem o dever dos pais ou responsáveis.

Evandro Pelarin será o palestrante no dia do lançamento, 15 de setembro, às 19h, na loja Maçônica Acácia Paranaibense. “Ele vai trazer a experiência de vários anos que esteve a frente da Infância e Juventude, e principalmente alguns relatos e informações sobre o papel dos pais na formação filhos”, explicou o magistrado.

Conforme Cassio, a campanha é um esclarecimento de conscientização por meio de uma cartilha, que será distribuída pelas concessionárias de energia e água, além do Conselho Tutelar, Correios, escolas, entidades que trabalham com crianças e adolescentes, e Assistência Social. “Trazemos ainda as consequências do descumprimento destes deveres que estão previstos em Lei. A ideia na verdade é esclarecer para os pais qual é o papel deles na formação dos filhos”, explicou.

Para o juiz, o objetivo não é punir o pais, mas sim caso seja necessário medidas mais incisivas serão tomadas, até mesmo, no sentido de responsabilizar os pais. “O que a gente quer orientar, para que os pais prestem mais atenção, porque a obrigação ela é feita dentro das casas e queremos que os pais assumam seu papel de pai”, enfatizou.

Ainda como forma de fomentar a campanha, o juiz contou que o Tribunal de Justiça já sinalizou de forma positiva pelo desenvolvimento dela em todas as comarcas do Estado.