Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Juiz Odilon de Oliveira ministra palestra em Paranaíba

Juiz ministrou duas palestras, uma voltada para crianças e adolescentes e outra para adultos

O juiz federal Odilon de Oliveira, esteve na sexta-feira, 3, em Paranaíba, ministrando duas palestras promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. A palestra da tarde foi voltada para os jovens e a da noite o tema foi “O papel da família na sociedade”, para o público adulto.

Por muitos anos trabalhando na área criminal e condenando traficantes de renome internacional, o juiz Odilon falou com propriedade sobre os valores os quais considera elementar para que os jovens não se percam no mundo das drogas.

Explicou casos e aconselhou em relação a condutas dos jovens, para que não adentrem o mundo das drogas, bem como do crime, salientando as conseqüências. Com discurso voltado à família, aos pais Odilon deu diversos exemplos que estrutura familiar, como primeiro pilar no sentido de evitar que os filhos enveredem por esse caminho. Em segundo plano, a espiritualidade, como apoio também fundamental, e em terceiro a educação escolar.

Em entrevista ao Jornal do Povo, o juiz disse que percorre diversas escolas públicas falando sobre o assunto em Campo Grande, há três anos; já no Estado é há mais tempo. “O eixo central dessa palestra é sobre a família e a escolaridade para a juventude, além da importância da espiritualidade, como instrumento da prevenção do uso de drogas”, disse.

Para ele nenhuma cidade está suficientemente preparado para o enfrentamento do tráfico de drogas, e Paranaíba por ter posição estratégica e ser divisa com outros Estados é um corredor do tráfico. Porém Paranaíba está razoavelmente estruturada no combate ao tráfico, temos visto boas apreensões com a Polícia Militar, que tem uma estrutura boa”, frisou.

Com relação a aprovação da maioridade penal para 16 anos, Odilon afirmou ser a favor, não somente para crimes hediondos, mas para todos os crimes. “Ou o sujeito é maior ou não é maior, agora tem que haver mudança do sistema prisional, não pode pegar essa juventude e colocar ela junto com aqueles criminosos já juramentados, especialmente se transformar numa prisão tipo escola para a juventude”, destacou.

“Ficamos muito feliz em recebê-lo e também por ter aceitado nosso convite. Trata-se de uma figura exemplar e que tem muito a nos ensinar. Faremos de tudo para que volte mais vezes”, disse o prefeito Diogo Tita.