Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Palestra, leilões e julgamentos fazem parte de mais um dia da 53ª Expo

Juiz da competição destacou que a raça é produtora de carne e são avaliados quesitos funcionais e aprumos

Esta sexta-feira foi movimentada no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. A abertura dos trabalhos foi logo pela manhã com o julgamento do gado Nelore Mocho. Com 50 animais em pista, mais uma vez a qualidade dos animais foi o destaque no julgamento de raças, com início às 8h. Marcelo Moura, juiz da competição, destacou que a raça é produtora de carne e são avaliados quesitos funcionais e aprumos.

Ele destacou a qualidade apresentada e destacou que a Exposição de Paranaíba é rankeada e conta pontos para o ranking nacional. Participante do julgamento há mais de 25 anos, Marcelo disse que acompanha o melhoramento dos animais de Paranaíba.

Mais tarde, às 13h, foi apresentado aos produtores os resultados do plantio experimental de soja e milho safra 2014/2015, em parceria com a Fundação Chapadão. Jeferson Luiz Anselmo, pesquisador da Fundação Chapadão destacou que no ano passado os resultados não animadores, porém para este ano, com alguns fatores diferenciados, os resultados melhoraram.

“Os resultados foram positivos para a soja e alertamos aos produtores sobre os riscos que a agricultura vem. É viável plantar soja na região do Bolsão, principalmente em Paranaíba”, frisou.

O pesquisador destacou que a principal mudança de um ano para o outro foi a fixação de nitrogênio no solo e o agravante da não produção no primeiro ano foi a falta de chuva.

Com relação a ampliação de áreas, ele disse que depende dos produtores, se não houver interesse não tem como ampliar. A noite de sexta-feira (3) foi marcada pela realização do XI Leilão de Touros Nelore Mocho.

No sábado (4) pela manhã está programada o julgamento dos animais da raça Guzerá, ordenha dos animais participantes do Torneio Leiteiro, Leilão Touros Nelore Origem Três Marias, Abertura Oficial e homenagem a Marcelo Miranda Soares, Leilão de Corte Produtos Canchim e Mostra Cultural, com apresentação dos violeiros Cobras do Cerrado e Canarinho da Furna Azul e shoew gospel com a cantora Damares.

Para o domingo (5) a programação será de ordenha do Torneio Leiteiro, julgamento da raça Nelore Padrão, V Leilão Hereford e Braford, II Leilão Brangus e show com artistas regionais.