Veículos de Comunicação

Maracaju

Paranaíba: 8ª Caminhada com Maria levará fieis até a Ponte do Alencastro

Saída será na madrugada do dia 12, às 3h, na avenida Aristides Klafk

Por mais um ano milhares de paranaibenses manifestarão sua fé em Nossa Senhora Aparecida por meio da Caminhada com Maria, até a Ponte do Alencastro. O percurso tem 18 quilômetros, por isso a saída será às 3h do dia 12 de outubro, na Rotatória da Fé. Na chegada haverá missa e em seguida será servido almoço aos romeiros.

A missa será celebrada às margens do rio Paranaíba, pelo padre Geraldo Lucimar (Cici), de São Sebastião do Pontal (MG). Será feita a encenação dos pescadores encontrando a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio.

Haverá escolta de uma UTI Móvel e a colaboração da Polícia Rodoviária Estadual. O objetivo da caminhada é celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro. Para os católicos, Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira do Brasil.

Em média participam da celebração cerca de 1.800 romeiros. Um grupo também sai de São Sebastião do Pontal rumo a Ponte, a distância também é de 18 quilômetros. Antes da saída haverá um momento de oração e alongamento, por isso é pedido que os romeiros cheguem um pouco antes das 3h. Será servido café da manhã.

É recomendado que os participantes usem roupas claras e de tecidos leves, pois a caminhada é longa. Ana Maria Tosta uma das organizadoras, disse que haverá amparo aos romeiros, com carros de apoio, espalhados por diversos pontos do trajeto.

Para o retorno, é orientado que aqueles que forem de carro se disponham oferecer carona. Haverá também ônibus para trazer as pessoas até cidade na volta. As crianças devem estar acompanhadas dos pais, assim como os jovens também devem estar acompanhados de adultos.

“Quero pedir pro pessoal na ponte não atravessar do lado esquerdo, só na via do lado direito e também atravessar somente na passarela. Ali é uma descida muito perigosa, tem um tráfego de carreta muito grande e também quero pedir pra ninguém sair antes do combinado, esse pessoal não tem estrutura nenhuma”, disse o organizador.