Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Paranaíba realiza 64 audiências de conciliação

A X Semana da Conciliação se encerra hoje

Durante a Semana da Conciliação, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça, Paranaíba realizou desde segunda-feira, 64 audiências para resolver pendências judiciais. Hoje é o último dia da mobilização. Entre as audiências estão processos em família, contra banco, e até envolvendo a Administração Pública. O número de acordos obtidos ainda não havia sido contabilizado até o fechamento desta matéria.

“A avaliação é muito positiva. As partes, às vezes, não fecham o acordo na Semana da Conciliação, mas já é um primeiro movimento para haver uma aproximação, tivemos diversos pedidos de prazo para pensar no acordo. A experiência tem demonstrado que colocar as partes para conversarem contribui para este objetivo da Justiça que é a pacificação”, explicou o juiz de Direito, Plácido de Souza Neto.

O magistrado ainda destacou que em Paranaíba não há processos muito antigos, e de um modo geral os processos caminham com celeridade, mas a maior dificuldade é ter data para que o juiz pare para fazer uma tentativa de conciliação. A ideia na comarca foi de utilizar pessoas que já trabalham como conciliadores para fazer a audiência, e também juízes leigos. “Eu digo com tranquilidade, eu não tenho condição de parar uma semana e fazer 64 audiências de conciliação”, disse.

Em todo o Estado, 5.102 pessoas foram aos fóruns do Estado para buscar, por meio de um acordo, uma solução pacífica, rápida e eficiente para seus problemas. Deste total, 646 audiências resultaram em acordos.