Veículos de Comunicação

Ocupação

Prédio que seria da UPA vira departamentos da Saúde

Inaugurado em 2012, prédio nunca funcionou como Unidade de Pronto Atendimento

Prédio estava há nove anos  sem uso e era alvo de reclamações e depredação - Alex Santos/JP
Prédio estava há nove anos sem uso e era alvo de reclamações e depredação - Alex Santos/JP

O prédio da antiga UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi inaugurado na última quarta-feira (30), em Paranaíba, depois de quase nove anos de sua construção. Entretanto, a cidade continua sem uma UPA. O local agora abriga as novas instalações da Farmácia Básica do município, Vigilância em Saúde, Serviço de Inspeção Municipal, além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Devido à pandemia de Covid-19 não foi realizada cerimônia formal.

“Hoje é uma realidade. Foi com recursos próprios do município que conseguimos entregar essa obra”, ressaltou Débora Queiroz, secretária de Saúde. 

Inaugurada em 2012 na gestão do ex-prefeito, José Garcia de Freitas, a unidade recebeu investimentos, na época ,de R$ 1.149 milhão (recursos estaduais) e R$ 300 mil em recursos do município. No entanto, nunca entrou em funcionamento e foi centro de polêmicas quanto a sua destinação, além de denúncias de abandono e depredação.

Em 2015, o então prefeito Diogo Robalinho de Queiroz (Tita), afirmou que a obra era um “elefante branco e presente de grego” e descartou colocar a UPA em funcionamento. 

O atual prefeito, Ronaldo José Severino de Lima, em plena campanha para o cargo de prefeito de Paranaíba, nas eleições de 2016, disse que a UPA do município seria aberta, e não sendo viável, o prédio seria posto em funcionamento.

“Será o fim de um ciclo. Seguimos firmes e com dedicação em melhorar a vida da população”, destacou Ronaldo em sua rede social.
O atual prefeito não compareceu na solenidade por motivos familiares.

Veja: