Veículos de Comunicação

Restrições

Primeiro dia de decreto estadual teve ruas quase vazias e parte do comércio fechado

Prefeito se manifesta sobre decisão e diz que "comércio está pagando o pato". Comerciantes também realizaram um protesto contra medidas impostas pelo Governo do Estado

Boa parte do comércio na região central da cidade amanheceu com as portas fechadas - Alex Santos/JPNEWS
Boa parte do comércio na região central da cidade amanheceu com as portas fechadas - Alex Santos/JPNEWS

Passou a valer nesta sexta-feira (26) o novo decreto estadual, com regras mais rígidas para tentar diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e frear o avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia de vigência das medidas, Paranaíba amanheceu com ruas quase vazias e boa parte do comércio com portas fechadas. Isso porque o decreto estadual permite apenas o funcionamento de 45 atividades no período.

Reunião do Comitê de Enfrentamento a doença Covid-19, realizada na tarde de ontem (25), definiu pela adoção do decreto estadual.

Entre as restrições impostas pelo município, estão a não realização da feira livre às quartas-feiras e domingos. Os salões de beleza, clínicas de estética, academias, lojas de roupas e calçados, também não poderão funcionar durante o período de vigência do decreto.

Os restaurantes, padarias, lanchonetes, pastelarias e pizzarias, podem funcionar somente por meio de delivery e drive-thru, porém, não é permitido o consumo dentro dos estabelecimentos.

Conforme o governo estadual, os municípios podem adotar medidas mais rígidas, de acordo a atuação situação da doença e particularidades de cada local.

A determinação estadual ainda é motivo de dúvidas de empresários e comerciantes, além de boa parte da população, que se diz contrária ao novo decreto.

Nesta manhã comerciantes realizaram um protesto em frente a Câmara de Vereadores de Paranaíba, onde cobraram flexibilização das medidas no município. O assunto foi debatido com representantes do comércio local e Comitê de Enfrentamento a Covid-19.

Acompanhe: