Veículos de Comunicação

Paranaíba

Saúde diz que grávidas com zika têm monitoramento integral

Paranaíba registrou cinco casos de grávidas com zika vírus este ano

Paranaíba tem cinco casos positivos de Zika, num universo de 19 suspeitas de grávidas que teriam contraído o vírus.  É o maior número de registros entre cidades da Costa Leste de Mato Grosso do Sul. Dois bebês já nasceram sem danos neurológicos, comuns em casos positivos.

A Secretaria de Saúde do município não divulgou o nome das gestantes que tiveram a contaminação confirmada por exames. Informou apenas que as pacientes estão sendo assistidas por um infectologista e a Secretaria estadual de Saúde. Ainda conforme dados da pasta municipal, as grávidas passam bem. A reportagem ainda foi informada que duas das grávidas infectadas moram no bairro Santo Antônio, mas em regiões diferentes.

Uma manicure de 32 anos, grávida de gêmeos com 28 semanas de gestação, relata que descobriu a gravidez ainda quando não se falava na doença. Por isso, agora cuida melhor do quintal de sua casa para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, usa repelentes de insetos e mantém acesa uma vela com essência de citronela – vegetal que seria capaz de “afugentar” o mosquito. 

Para ela, o registro de casos na cidade é motivo de preocupação, por medo de microcefalia e de outros problemas, como os neurológicos que podem afetar os bebês.