Veículos de Comunicação

Saúde Pública

Vigilância apreende mais de quatro toneladas de carne imprópria para consumo

Produtos que poderiam causar doenças foram enterrados em antigo lixão de Paranaíba

Aproximadamente quatro toneladas de carne bovina, suína e de carneiros, consideradas impróprias para o consumo humano, foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (20)  pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, em ação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária, Iagro, Delegacia do Consumidor e com apoio da Vigilância Sanitária Municipal de Paranaíba.

A apreensão foi feita em um abatedouro clandestino, localizado em uma chácara na área rural  e num  açougue da cidade. As equipes da Vigilância Sanitária Estadual, do Iagro e da Delegacia do Consumidor receberam denúncias de irregularidades.

Na semana passada, o técnico em vigilância sanitária do Estado, Júlio Prats, esteve em Paranaíba para verificar a situação da merenda escolar e, agora, retornou para acompanhar a apreensão dos produtos, que foram enterrados em uma área do antigo lixão da cidade.

De acordo com médico veterinário Gilson Luiz Piva Filho, que acompanhou a operação, a carne apreendida representava risco à saúde pública. “São animais sem garantia de procedência, sem local adequado para o abate e conservação, sem nota fiscal e sem histórico de vacinação”, assinalou Gilson Piva Filho, veterinário da vigilância municipal.

Das mais de quatro toneladas, aproximadamente duas toneladas eram de gordura animal. De acordo com testemunhas, junto à carne apreendida foram encontradas linguiça, espeto e bacon.

As carnes foram enterradas em uma área do antigo lixão na cidade. O responsável pelo abatedouro – reincidente por comércio ilegal de carne – será indiciado por crime ambiental.