Veículos de Comunicação

Polícia

Cinco jovens por cidade vão morrer antes de completar 24 anos

Os números foram levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) divulgado nesta terça-feira, 24, mostra que jovens com idade entre 19 e 24 anos têm mais chances de morrer por causa da violência no Brasil. Em seguida, pessoas na faixa etária entre 25 e 29 anos e, depois, entre 12 e 18 anos, estão mais suscetíveis a serem vítimas da criminalidade. Os números foram levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a Fundação Seade, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir de um método criado pelo Laboratório de Análise da Violência, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o IVJ prevê a morte de cinco jovens com idade entre os 19 e 24 anos em cada município do País, na média. Logo depois veem pessoas dos 25 aos 29 anos (3,73 por cidade) e dos 12 aos 18 anos (2,38 por cidade). De acordo com a pesquisa, há uma relação direta do índice com o perfil social do jovem.

O estudo aponta também que, em 10 cidades brasileiras, jovens com idade entre 12 e 29 anos tem alto grau de exposição à violência. Embora nenhum desses municípios seja capital, boa parte pertence às regiões metropolitanas dos Estados. O levantamento foi realizado em 266 cidades com mais de 100 mil habitantes. Segundo os dados, Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Serra (ES) e Linhares (ES) são as cidades onde os jovens brasileiros estão mais expostos à criminalidade.