Veículos de Comunicação

Polícia

Comarca de TL prepara detentas para reinserção na sociedade

Com aulas acontecem de segunda a sexta-feira. O curso deve durar dois meses

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolve em Três Lagoas, desde o dia 15 de fevereiro, o curso de costura industrial para 20 internas daquela unidade penal.

Com aulas de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas, o curso deve durar dois meses, com a capacitação das detentas na própria unidade penal. A ideia da parceria para qualificar e empregar mão-de-obra prisional surgiu na direção do presídio e tornou-se possível com o auxílio dos juízes das varas criminais Rosângela Alves de Lima Fávero e Eduardo Floriano de Almeida.

A efetivação do projeto é resultado da união da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, interessada em promover o desenvolvimento social e econômico do município; do Senai, que fornece o curso de capacitação; e da empresa, que ampliará seu quadro de funcionários e redistribuirá seus colaboradores entre as funções, porém as maiores beneficiadas são as internas, pois têm a chance de aprender uma profissão e voltar ao mercado de trabalho com garantias de trabalho digno.

Para que o Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas pudesse receber o maquinário, foram necessárias reformas, realizadas em parceria com o Conselho da Comunidade. O Conselho da Comunidade destinou R$ 25 mil para levantar paredes de alvenaria, pintar, colocar portas e janelas no barracão onde funciona a oficina de trabalho.

Para a juíza Rosângela Fávero, a proposta é muito boa, pois possibilita uma reinserção mais concreta das detentas na sociedade. “O trabalho é essencial para que possa de fato ocorrer a ressocialização das reeducandas que demonstram satisfação em ter uma atividade produtiva, com capacitação profissional no interior do estabelecimento penal, com boas chances de serem contratadas pela empresa quando receberem benefícios em meio aberto”.