Veículos de Comunicação

Polícia

Delegados da Polícia Federal não vão participar de paralisação

Os delegados e parte dos servidores da Polícia Federal não vão participar da paralisação

Os delegados e parte dos servidores da Polícia Federal não vão participar da paralisação do próximo dia 25, anunciada ontem (11) pelo Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindpol). A informação foi dada hoje (12) pela Comissão de Prerrogativas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

“O rumo tomado pelo movimento dos policiais federais – inicialmente em defesa do reenquadramento dos policiais federais da 3ª classe – só se justifica pela proximidade das eleições sindicais”, afirma o presidente da Comissão de Prerrogativas da ADPF, delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro.Segundo ele, nesse clima de campanha, “os segmentos em disputa levantam antigas questões já superadas institucionalmente a fim de angariar a simpatia do eleitorado sindicalizado”.

Sousa lembra que o Departamento de Polícia Federal (DPF)  “passou por profunda renovação” na sua área de direção nos últimos tempos, “graças à realização de concursos públicos” – criticados por Avelar na matéria –  e considera “natural que isso gere alguma resistência nos servidores policiais com mais tempo de casa, que passam a ser chefiados por delegados mais jovens" (concursados que depois assumem postos de delegados).

Ele arremata dizendo que a credibilidade conquistada pela Polícia Federal na sociedade brasileira mostra que o caminho seguido  pela instituição está correto e não tem volta.