Veículos de Comunicação

Polícia

Familiares poderão fazer visita virtual a detentos em presídios federais

A novidade já tinha sido anunciada pelo diretor da Secretaria de Penitenciária Federal, Wilson Salles Damázio

O Ministério da Justiça afirmou que está em fase de aquisição de equipamentos para o projeto que prevê visitas virtuais de parentes a presos que estão em presídios federais. O projeto conta com a parceria da Defensoria Pública da União e ainda não tem data para ser implantado.

A novidade já tinha sido anunciada pelo diretor da Secretaria de Penitenciária Federal, Wilson Salles Damázio, ontem durante o 4º Congresso Federal de Delegados da PF (Polícia Federal), em Fortaleza. Segundo o ministério, cerca de R$ 800 mil serão investidos no projeto.

Para fazer as visitas virtuais, os parentes deverão se conectar por uma linha de transmissão segura a partir de um dos terminais localizados na Defensoria Pública da União. Os parentes deverão se cadastrar previamente na sede do órgão em seu Estado, onde vai realizar a visita por computadores que ainda serão adquiridos. Cada capital vai ter um terminal.

Outra novidade anunciada pelo ministério é a instalação de scanner de corpo que deve realizar a revista de visitantes, sem que haja contato físico. De acordo com o ministério, os equipamentos devem ser colocados em uso em 2010.