Veículos de Comunicação

Polícia

Major Monari assume comando da Polícia Militar

Câmara de Vereadores ficou lotada para a solenidade de troca de comando da PM

O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado durante a solenidade de troca de comando do 2º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia teve início às 16h30 e contou com a participação de autoridades civis e militares e familiares do tenente-coronel Washington Geraldo de Oliveira, que deixa o comando, e do major Wilson Sérgio Monari, que o recebe.

Em tom de despedida, Geraldo foi o primeiro a utilizar a plenária. “É com muita satisfação que deixo Três Lagoas pela segunda vez. A primeira foi em 1993, quando era tenente. Só tenho a agradecer. E é um prazer ainda maior passar o comando para o major Monari, que sempre foi participativo, e que irá assumir um cargo difícil, muitas vezes solitário e árduo. Não há um dia em que um comandante considere tranquilo, já que o combate ao crime é diário”.

O tenente-coronel optou por não fazer um balanço do período em que permaneceu à frente da PM de Três Lagoas e região. Segundo ele, “os dados estão aí para confirmar”. Mas fez uma ressalva aos trabalhos conjuntos com a Polícia Civil, “que podem servir de exemplo para o Estado e até para o País”.

O comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo ex-comandante Geraldo em meio às dificuldades encontradas na época e destacou a responsabilidade assumida por Monari. “Geraldo ficou pouco tempo, mas conseguiu desempenhar um ótimo trabalho em meio às dificuldades de falta de estrutura [tanto física quanto humanas]. Hoje, o major assume o 2º BPM em melhores condições. Com isto, aumenta a responsabilidade. Ele terá de trabalhar muito para fazer mais que o antigo comandante fez”.

O comandante geral reforçou que a escolha por Monari se deve, além do trabalho por ele já desenvolvido como subcomandante, mas também à proximidade da comunidade. “Atualmente, não se faz mais segurança pública excluindo a sociedade. Temos que conhecer a realidade dos cidadãos”.

A solenidade foi encerrada pela prefeita Simone Tebet. Em seu discurso, ela enalteceu o trabalho dos dois oficiais (Geraldo e Monari) e solicita mais segurança. “O ex-comandante Geraldo sai pela porta da frente, com a sensação de dever cumprido. Já o major terá pela frente o desafio de melhorar, e muito, a segurança pública. Recebemos muitos investimentos, viaturas, policiais civis e militares, armamentos e, por isto, agradeço ao governador [André Puccinelli] e ao secretário de segurança pública [Wantuir Jacini], mas para quem não tinha nada, ainda é pouco. Precisamos de mais”.

Geraldo será transferido para Campo Grande, onde assume o comando da Corregedoria da PM. O novo comandante da corporação, major Wilson Sérgio Monari, disse que está preparado para assumir a responsabilidade.