Veículos de Comunicação

Polícia

MS vai receber novos bafômetros

Uma equipe de policiais está com a viagem agendada a Brasília para a próxima semana e irá trazer os novos bafômetros

Desde que a Lei Seca entrou em vigor em junho de 2008, a utilização dos bafômetros – equipamentos que aferem a quantidade de álcool por ar expelido – para repreender o consumo de álcool antes de dirigir tem sido um dos mais eficazes instrumentos para garantir a segurança de quem transita pelas cidades.

Em dezembro de 2008, o governador André Puccinelli esteve em Brasília para assinar a adesão de Mato Grosso do Sul ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na oportunidade, Puccinelli foi informado de que o Estado receberia 156 bafômetros por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça (MJ).

No mês passado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu documento informando que 25 equipamentos estavam disponíveis para aceitação, bem como 2.500 bocais descartáveis para cada bafômetro, devendo o órgão informar dados para formatação do Termo de Doação. Por telefone, na semana passada, o oficial de patrimônio da Senasp informou que os etilômetros já estavam disponíveis para retirada.

Uma equipe de policiais está com a viagem  agendada a Brasília para a próxima semana e irá trazer os novos bafômetros. A Sejusp já adquiriu 19 bafômetros, sendo 12 para a Companhia de Policiamento de Trânsito (Ciptran), da capital, e outros sete para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os bafômetros da PRE são de modelo diferente, podendo imprimir no ato da utilização um comprovante, com os dados aferidos.

Outros 24 bafômetros foram doados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tendo sido enviados aos postos no interior do Estado, em cidades como Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.