Veículos de Comunicação

Violência Na Fronteira

Paraguai anuncia fechamento da penitenciária de Pedro Juan Caballero

Medida foi tomada depois de fiscalização que encontrou irregularidades em cela de “luxo”

- Foto: Reprodução/ElNacional
- Foto: Reprodução/ElNacional

A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez, anunciou o fechamento da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no município vizinho de Ponta Porã. Com isso, metade das pessoas encarceradas no local serão transferidas. Ainda não há informações do destino desses presos. Atualmente, há 865 presidiários no local, segundo o portal El Nacional.

A medida foi tomada depois que a polícia e o Ministério Público do país encontraram irregularidades em uma cela de “luxo”, onde vivia o suposto mandante da chacina que aconteceu na fronteira no último fim de semana, em que quatro pessoas foram mortas, entre elas, a filha do governador do departamento de Amambay, Haylee Acevedo.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, o narcotraficante Faustin Cabanãs, de 44 anos, está preso desde maio deste ano na cela, onde recebia privilégios. No local, havia televisão, móveis, mesa de sinuca e telefone celular.

A vida de luxo foi encontrada quando policiais buscavam por provas que possam comprovar o vínculo de Cabañas com as mortes em Pedro Juan Caballero. Antes de ser preso, em maio, ele era considerado um dos traficantes mais procurados pela secretaria antidrogas do Paraguai.