Veículos de Comunicação

Polícia

PF inicia hoje Operação Quijarro para desarticular quadrilha do tráfico em MS e SC

Segundo informações da polícia existia a troca de veículos por drogas, a contratação de ?mulas? para transportar o entorpecente

A polícia Federal (PF), iniciou na manhã de hoje (9), a Operação Quijarro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína, que age na região de fronteira da Bolívia com Mato Grosso do Sul. A quadrilha é remanejada para outros estados, especialmente Santa Catarina. segundo informações da polícia existia a troca de veículos por drogas, a contratação de “mulas” para transportar o entorpecente no organismo, entre outros métodos de tráfico.

A operação, envolve um efetivo de 70 policiais federais,  em seis cidades do estado (Corumbá, Ladário e Campo Grande) e três de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes). O foco da operação será efetuar o cumprimento de 15 prisões preventivas, temporárias e ainda cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. Cinco mandados de prisão são destinados a pessoas que já se encontram em estabelecimento prisional do estado.

Durante as investigações, segundo a PF, em várias ocasiões as polícias Civil, Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), efetuaram apreensões de drogas e prisões de componentes da quadrilha. Foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, com a prisão de mais de 10 membros da quadrilha.

Segundo informações da polícia, a organização criminosa era violenta, praticava sequestro, coação moral e requintes de violência física contra seus próprios comparsas. Os criminosos usaram uma furadeira elétrica para furar as mãos de um componente do bando que alegou ter perdido uma quantidade de droga. Com medo a vítima, registrou Boletim de Ocorrência na Policia Civil (PC), como se tivesse sofrido violência de um suposto agiota.