Veículos de Comunicação

Polícia

PF intercepta carregamento de 54 kg de cocaína

Operação envolveu policiais federais de Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá

Três pessoas, entre elas uma mulher, estão presas na sede da Polícia Federal acusadas de tráfico internacional de drogas. A prisão aconteceu na manhã de ontem, através de uma ação conjunta entre policiais federais de Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá, e resultou na apreensão de 54,6 kg de cocaína.

De acordo com informações da PF, a operação teve início às 18 horas de terça-feira (24), em Corumbá. Cinco policiais federais daquele município e de Campo Grande  acompanharam um caminhão Mercedes Benz, placas BNB-2029 do Estado de São Paulo, por toda a madrugada, período escolhido na tentativa de burlar a fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até o Município.

A abordagem aconteceu já em Três Lagoas, às 8 horas, aproximadamente.

Quando chegou ao perímetro urbano, pela BR-262 (que liga Três Lagoas a Campo Grande), o caminhão seguiu para uma residência situada na rua Carvalho, bairro Jardim Brasília. Um policial federal de Campo Grande, que acompanhou a operação, informou que a casa era do motorista do caminhão J.C.O. O imóvel estava em reforma e vazio e provavelmente seria utilizado para descarregar o entorpecente. No local, os policiais também prenderam a mulher do motorista, que o aguardava em uma motocicleta no momento da abordagem. 

Ainda de acordo com as informações da PF, a droga estava escondida nos dois eixos traseiros do caminhão. Ao todo, foram apreendidos 54 tabletes, com pouco mais de um quilo cada, de cocaína pura. Aos policiais, o motorista informou que fora contratado para buscar a droga na Bolívia. Na versão apresentada por ele, o veículo foi levado por terceiros de Corumbá para o país vizinho, carregado e devolvido. Pelo serviço de transporte, o motorista receberia R$ 3 mil, como alegou aos federais.

PROPRIETÁRIOS

A operação da PF também resultou na prisão do acusado de ser um dos proprietários da droga. M.A.C, de Minas Gerais, foi preso em uma possível tentativa de fuga de um hotel situado na saída para o Estado de São Paulo, onde aguardava a droga.

Assim que os policiais chegaram ao estabelecimento para a prisão, encontraram o suspeito já dentro de um veículo Astra.

A PF informou que as investigações continuam com o objetivo de localizar o segundo proprietário da droga. A PF antecipou que se trata de um empresário três-lagoense, que conseguiu fugir.

O esquema de tráfico internacional vinha sendo investigado pela Polícia Federal há cinco meses, aproximadamente. Esta também não seria a primeira vez que o motorista teria sido contratado pelos traficantes para buscar o entorpecente.

Conforme informações da PF, as investigações apontaram que parte da droga seria utilizada para abastecer o tráfico de drogas de Três Lagoas e o restante, levado para Minas Gerais.

A operação contou com a participação de oito policiais federais: três de Três Lagoas, três de Campo Grande e dois de Corumbá. Até o fechamento desta edição, os três suspeitos ainda eram ouvidos pelo delegado responsável pelo caso. Os acusados deverão ser autuados em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes. Entre eles, o suspeito mineiro tem passagem pela polícia por envolvimento com drogas.