Veículos de Comunicação

Polícia

PF passa a contar com nova arma contra crime organizado

Trata-se do veículo aéreo não tripulado que já está sendo testado

A Polícia Federal no Paraná, desde esta semana, dá início a fase de testes visando à plena operação de veículo aéreo não tripulado (VANT), equipamento com que otimizará suas ações de repressão aos ilícitos de sua atribuição ao longo da faixa de fronteira, na região oeste do Estado.

Trata-se de ferramenta de altíssima tecnologia, de fabricação israelense, adquirida em meio ao programa de aparelhamento da Polícia Federal que inclui, ainda, binóculos de visão noturna. Voando sem tripulação, a aeronave é controlada remotamente desde bases em terra. Leva embarcadas potentes câmeras que lhe permitem visualizar de grande altitude o movimento de veículos e pedestres.

Segundo dados já divulgados, o aparelho tem mais de 10 metros de envergadura e autonomia de vôo de mais de 20 horas, sendo esta a primeira de uma série de três aeronaves adquiridas pela Polícia Federal, que assim se torna a primeira polícia do mundo a operar o equipamento, já utilizado em escala militar por diversas forças.

Cabe registrar que o comando da PF, em Brasília, definiu a tríplice fronteira como prioridade para a instalação e operação do VANT, região onde já vem ocorrendo reforço de recursos humanos e materiais visando ao enfrentamento da criminalidade organizada.

Não há um prazo final para a fase de testes, que mobiliza agentes da fronteira e de Brasília.