Veículos de Comunicação

Polícia

PF realiza ?Operação Formatura?

A organização criminosa vinha atuando em sete estados

Está sendo deflagrada pela PF (Polícia Federal) desde a manhã desta terça-feira (29) na cidade de Corumbá-MS, a denominada "Operação Formatura".

A ação tem por objetivo “desmantelar” uma organização criminosa que vinha atuando em sete estados, sendo eles: (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina).

A organização atuava diretamente como instituições de ensino que promovem cursos à distância em (desacordo com as normas estabelecidas pelo MEC), produzindo documentos falsos.

AÇÃO

Segundo a PF, a organização trabalhava confeccionado certificados de conclusão de curso e diplomas sem validade, especialmente no que se refere à conclusão de ensino à distância relacionado aos ensinos médio e fundamental.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com a PF de Campo Grande-MS, as investigações tiveram início em 2008, graças a uma denuncia anônima recebida, via internet.

Mediante a denúncia os agentes instauraram um inquérito para apurar as irregularidades, bem como identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.

No total, a Justiça Federal – 5ª Vara – de Campo Grande, expediu 59 mandados de Busca e Apreensão, sendo:

Mato Grosso do Sul:

Campo Grande – 14
Alcinópolis – 1
Rio Negro – 1
Sidrolândia – 2
Nova Andradina – 4
Corumbá – 1
Ponta Porã – 1
Ivinhema – 1

Mato Grosso:

Rondonópolis – 2
São Paulo:
São José do Rio Preto – 6
Dracena – 1
São Carlos – 1
Sorocaba – 1
São Paulo (Capital) – 2

Espírito Santo:

Serra – 1

Paraná:
Curitiba – 4
Pinhais – 1

Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro – 1

Santa Catarina:
Joinvile – 4
São José – 5
Jaraguá do Sul – 1
Blumenau – 1
Gaspar – 1

Todos os materiais apreendidos no contexto da operação serão encaminhados para o Setor de Perícias Criminais da Polícia Federal em Campo Grande.