Veículos de Comunicação

Polícia

PM dá dicas de segurança para compras no final do ano

Com o pagamento do décimo terceiro, o volume de pessoas no caixa eletrônico também aumenta. ?É bom evitar contar dinheiro em público"

O comércio e a população de todo o Estado estão recebendo desde o início deste mês o reforço de efetivo da Polícia Militar nas ruas para a Operação Final de Ano. A operação também conta com a atuação de todos os alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) que reforça o policiamento ostensivo neste período de dezembro com o aumento da circulação de dinheiro em Campo Grande e principais municípios de Mato Grosso do Sul.

Além do reforço no policiamento, pequenas dicas podem evitar roubos ou furtos principalmente na hora das compras no comércio que, com a chegada das festas de fim de ano, está funcionando em horário especial. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno, as ocorrências mais comuns envolvem furtos/roubo de dinheiro.

“O meliante está atrás de dinheiro e sabe que esta época do ano tem grande circulação de moedas no comércio. É quando as pessoas devem tomar cuidado com as carteiras”, alerta. O coronel Bueno orienta guardar carteiras no bolso da frente para dificultar a ação de ladrões. Se não for possível, a carteira pode ser colocada para trás, mas num bolso com botão. Para as mulheres, o correto é transpassar a bolsa sobre o pescoço e colocá-la à frente do corpo.

Com o pagamento do décimo terceiro, o volume de pessoas no caixa eletrônico também aumenta. “É bom evitar contar dinheiro em público. Não é aconselhável levar grande quantidade na carteira”, orienta o coronel Bueno. Outra dica é não transportar grandes volumes, como sacolas. “Se acontecer algo como furto ou roubo, a orientação é procurar o policial militar e informar as características do meliante e se sentiu qualquer suspeita de alguém também”, disse.

Em qualquer situação, a orientação é não reagir. “Em assaltos, principalmente que envolvem arma de fogo, orientamos não reagir. Na maioria das vezes quem pratica este tipo de crime é originário de uso de entorpecentes e não tem limites. Se a pessoa reagir pode acontecer uma tragédia”, alerta coronel Bueno.

Confira outras dicas de segurança: evite fazer compras sozinho; evite carregar muitos pacotes ou sacolas para não chamar atenção e evitar ter as duas mãos ocupadas; desconfie de empurrões e esbarrões; preste atenção em seus objetos pessoais; preferencialmente, dê referências comerciais; não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras; identifique crianças pequenas que estejam com você; evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção; tenha dinheiro separado para pequenas despesas; separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente; avise imediatamente a perda, roubo ou o extravio de cartões ou talões de cheques; tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam; cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem. Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora.