Veículos de Comunicação

Polícia

PM seleciona 60 candidatos para curso de sargentos em prova teórica

Após a prova escrita, que habilita o policial por mérito intelectual, os candidatos passam por avaliações médica e física

Policiais militares que se inscreveram para o processo seletivo interno para o Curso de Formação de Sargentos – na modalidade Habilitação por Processo de Seleção – podem conferir as listas de inscrições deferidas e indeferidas no Diário Oficial desta quarta-feira (6).

O processo para estes inscritos agora é a avaliação escrita para que estes concorram às 60 vagas do curso de formação que deve ter duração de seis meses no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Após a prova escrita, que habilita o policial por mérito intelectual, os candidatos passam por avaliações médica e física.

Poderão concorrer às vagas oferecidas os policiais militares integrantes dos cargos de soldado e cabo da Polícia Militar do Estado. Estes candidatos devem ser estáveis no serviço público, com mais de três anos de serviço, entre outras especificações que constam no primeiro edital para o processo seletivo publicado no final do mês de agosto. As vagas serão preenchidas de acordo com o quantitativo e a ordem de classificação obtida na prova escrita.

Outros candidatos para o Curso de Formação de Sargentos serão selecionados observando o critério de tempo de serviço na Polícia Militar. De acordo com o diretor de ensino da PM, tenente-coronel Luiz Altino, 150 vagas para este curso serão destinadas para policiais que serão promovidos por tempo de serviço.

“Estes profissionais são formados sempre que a administração da PM verifica a necessidade de novos graduados que são muito importantes dentro da Polícia Militar por fazerem o gerenciamento de pequenos grupos”, avalia Altino.

A previsão do diretor de ensino é de que as provas teóricas sejam realizadas até o dia 24 deste mês. A previsão é que a formação dos novos sargentos comece em meados do mês de dezembro.