Veículos de Comunicação

Polícia

PMA prende pescador em rio onde a pesca é proibida

Em outros rios é permitida somente a modalidade pesque e solte

Policiais Militares Ambientais de Miranda realizavam ontem (27) patrulhamento na estrada de acesso ao Distrito de Morraria do Sul, no município de Bodoquena, e prenderam um homem que pescava no rio Salobra, onde a prática da pesca de qualquer modalidade é proibida por lei.

Ao passarem pela ponte sobre o rio Salobra, os policiais avistaram Sidimar Almeida de Castro, operador de produção, residente na cidade de Bodoquena, pescando no local.

Os policiais efetuaram a prisão do pescador. Com ele foram apreendidos: uma carretilha, marca Marine Sports, com vara; um molinete, marca Argus, com vara; um caniço de bambu; um exemplar de pescado fresco da espécie Piraputanga e três exemplares de pescado fresco da espécie Piau três pintas, totalizando um quilo de pescado.

O autuado e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena, onde ele foi autuado em flagrante por pesca predatória.

Os policias ainda efetuaram um auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 1.000,00 contra o autuado.

Áreas de reserva pesqueira

Alguns rios de Mato Grosso do Sul têm pesca de qualquer natureza proibida permanentemente: rio Salobra – municípios de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp); Córrego Azul – município de Bodoquena; rio da Prata – municípios de Bonito e Jardim; rio Formoso – município de Bonito; rio Nioaque – município de Nioaque e Anastácio. É proibida também a pesca em trechos de 200 metros acima e abaixo de barragens, corredeiras, cachoeiras, escadas de peixes e embocaduras das baías.

Em outros rios é permitida somente a modalidade pesque e solte: rio Negro, córrego Lageado, próximo à cidade de Rio Negro, até o limite oeste da fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana, além de toda extensão dos rios Perdido, Abobral e Vermelho.