Veículos de Comunicação

"brick"

Polícia cumpre mandados contra pirataria no mercado de games

Grupo de empresários é suspeito de vender na web, equipamentos para desbloquear consoles

Ação contra pirataria no mundo dos games faz parte de mobilização nacional do Ministério da Justiça. - Foto: Divulgação
Ação contra pirataria no mundo dos games faz parte de mobilização nacional do Ministério da Justiça. - Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta quarta-feira (17) a operação Brick, para desarticular uma organização criminosa de empresários do mercado de games. Eles são suspeitos de vender na web, equipamentos eletrônicos desenvolvidos para desbloquear consoles, que são partes integrantes de videogames, liberando-os para rodarem jogos piratas. 

Dois mandandos de busca e apreensão foram cumpridos no bairro Isabel Garden, em Campo Grande, um deles em uma Caixa Postal de agência dos Correios.

Foram apreendidos smartphones, materiais eletrônicos, chip's e cartões de memória. A polícia também bloqueou perfis e sites utilizados pelos envolvidos na internet. 

A ação faz parte de uma mobilização nacional apoiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os envolvidos podem responder pelo crime de pirataria e organização criminosa. A pena varia de dois a quatro anos de prisão.

O termo Brick significa tijolo e é empregado pelos jogadores de videogame quando o equipamento é inutilizado. Um dos objetivos da operação é preservar os direitos do autor, reprimir o comércio e retirar de circulação componentes eletrônicos e suprimentos correlatos que desbloqueiam consoles e viabilizam a pirataria por meio da execução de jogos não licenciados.